5 motivos para investir no mercado de consórcios

dinheiro

O mercado de consórcios mais uma vez bateu recorde de cotas vendidas no primeiro semestre do ano, com 1,85 milhão em vendas, foi o melhor resultado para o período nos últimos 10 anos de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). 

Outro indicador positivo superado pelo setor foi o número de participantes ativos, o maior já registrado pelo sistema de consórcios, chegando a 9,12 milhões, um movimento de crescimento contínuo, também segundo a ABAC. Analisado por Rodrigo Martins, CEO da Âncora Consórcios: “Um dos fatores que levou a expansão desse segmento foi a instabilidade econômica e as variações das taxas de juros, tornando o modelo de investimento, mais viável que o financiamento tradicional, por exemplo”. 

“Sistema de Consórcios respondeu por 3,9% do PIB do Brasil em 2020. As taxas infinitamente menores que a do financiamento tradicional, além da segurança no investimento renderam ao consórcio o título de investimento inovador, apesar de seus 60 anos de existência, o popularizando entre grandes investidores e entre consumidores que desejam um bem ou serviço específico”., completou Sara Pedrosa, Diretora de Operações da Âncora Consórcios sobre a segurança de investir no segmento.

Pensando nisso, a especialista listou cinco benefícios desse mercado e que irão te ajudar a investir no segmento em 2023:

  1. Aumento na taxa Selic

De acordo com a profissional, a estimativa é de que a taxa Selic continue na esteira de aumentos nas estimativas para a inflação. A projeção é que os consórcios continuem em alta, sendo mais atrativos como produto comparado aos financiamentos bancários, uma vez que não possuem juros.

  1. Sem entrada

A parcela inicial já é poupada para a aquisição do bem ou serviço escolhido, e por não ter juros, como citado anteriormente, apenas uma taxa administrativa, o valor final do bem adquirido pelo consórcio, acaba ficando bem inferior aos outros tipos de créditos e financiamentos.

  1. Sem riscos e sem sustos

Uma vez que as cláusulas contratuais sejam cumpridas, como o pagamento das mensalidades dentro do prazo estipulado, todos os participantes daquele grupo serão contemplados entre o primeiro e o último mês do período contratado.

  1. Menos burocracia

Esse é um dos grandes fatores que influencia na decisão do novo perfil de consumidores brasileiros, já que atualmente as escolhas feitas são baseadas na facilidade dos processos no dia a dia, ou seja, opções mais práticas e rápidas de resolver, mas que mantenham bons resultados são as preferidas, como o caso dos consórcios, que tem como característica principal a flexibilidade.

  1. Oportunidade de formar patrimônio

Com a instabilidade do mercado financeiro, muitos vêm optando por poupar, contudo, tendo em vista a pouca flexibilidade das formas tradicionais desse tipo de investimento, como a poupança, o consórcio se tornou uma opção, dando a muitos jovens a oportunidade de formar um patrimônio desde cedo, com o uso de crédito flexível.

“Diante disso, é possível observar que o consórcio tem um amplo espaço no mercado também em 2023. A nossa expectativa é de que ele consuma essas áreas e tenha um desempenho ainda melhor do que o ano passado, mantendo o crescimento contínuo no setor, já há uma década”, finaliza a diretora Sara Pedrosa.

Sobre a Âncora Consórcios

A Âncora há mais de 30 anos atua com o compromisso de realizar os sonhos dos seus clientes através do produto consórcio, prezando sempre pela ética, empatia e evolução. Hoje, através de seus valores voltados para a excelência e aplicados aos clientes, colaboradores e parceiros, a Âncora está consolidada como uma das 15 maiores administradoras independentes do mercado de consórcio do país

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.