6 pontos a serem observados ao escolher a escola para o seu filho

0
48
estudando-crianca

Dezembro e Janeiro são meses decisivos na vida dos responsáveis pelas crianças em idade escolar. É o momento de definir a unidade de ensino que a criança frequentará no ano seguinte. Esse é um processo importante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula e, por isso, alguns pontos precisam ser observados, para que a criança seja bem acolhida, sinta segurança na instituição e possa desenvolver suas habilidades de maneira natural. Em algumas ocasiões, a mudança de escola é inevitável, no entanto, precisa ser feita de maneira estratégica por parte dos responsáveis, para que não haja traumas nos pequenos.

         A busca pela escola ideal pode ser divida em 6 pontos importantes, sendo 3 deles observados diretamente pelos pais e os outros 3 pelos próprios alunos. É natural, por exemplo, que os responsáveis se preocupem com questões como localização, preço e flexibilidade de horário. Por outro lado, as crianças precisam saber quais atividades serão oferecidas, qual o espaço dedicado para elas e quem são os colegas. Ricardo Falco, diretor pedagógico do Colégio RDS Swiss explica que esse é um momento delicado e precisa ser muito bem conduzido pelos responsáveis. “A escola é o ambiente em que as crianças vão passar a maior parte do tempo. Então, depois de escolhida a unidade, os responsáveis precisam apresentar o espaço para os filhos, despertando nas crianças a curiosidade sobre o novo ambiente”, reforça Ricardo.

         Conhecer e avaliar a proposta pedagógica oferecida pelo colégio talvez seja um dos pontos mais importantes para os pais, afinal, esse é o momento de conhecer a linha de conduta da instituição, como ela ensina e avalia os alunos e quais os métodos que utiliza. “É importante reforçar que a proposta pedagógica da escola precisa refletir os valores da família”, acrescenta Ricardo, que também destaca a preocupação com a qualificação da equipe. Segundo ele, é preciso conhecer os profissionais que ajudarão a formar o pensar crítico das crianças. “Quanto mais qualificados forem esses profissionais, mais segurança é transmitida aos responsáveis”, reforça o diretor.

         Outro ponto importante é a localização. A distância se tornou uma preocupação para os pais e responsáveis, que se dividem entre o trabalho e a atenção às crianças. Quando a escola sai das proximidades da casa da família, ela começa a dificultar a rotina, uma vez que aumenta as despesas com transporte e dificulta a logística de levar e buscar. “Por isso, é fundamental que a escola seja próxima da casa da família. E quando isso acontece, até o rendimento do aluno é diferente”, explica Ricardo.

         A localização da escola está totalmente relacionada ao desenvolvimento da chamada comunidade escolar. É como se as crianças do bairro ou da região se reconhecessem num ambiente em comum, a escola, e, a partir dele, criassem um núcleo forte de identificação, cumplicidade e segurança. “Ir e voltar da escola pode ser um momento compartilhado com os amigos que também moram por perto”, reforça Ricardo.

Uma escola com um espaço físico amplo e que ofereça uma boa diversidade de atividades extracurricularesajudam os pais a garantirem um espaço atrativo para os filhos, afinal, espaço e atividade despertam o interesse das crianças, que facilmente se adaptam à realidade escolar.

Por isso, os meses de dezembro e janeiro são tão importantes na definição da escola das crianças. A busca pela instituição de ensino ideal exige tempo e dedicação dos responsáveis e, claro, identificação por parte da criança. Conhecer, avaliar, participar do dia a dia da escola são ações fundamentais para garantir que o seu filho seja bem representado na unidade escolar escolhida.

Sobre o Colégio RDS Swiss:

O Colégio RDS Swiss já nasceu forte. Fundado por uma equipe que há décadas trabalha com educação, o RDS Swiss foi construído para ser uma escola que educa de forma integrada e globalizada, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A ideia de que um indivíduo só é completo se estiver em sintonia fez com que o Colégio adotasse o ensino humanizado, com base na Educação Socioemocional. Parte-se do princípio de que o aluno é protagonista de sua história e o educador é mediador do saber. Assim, é possível constituir um ambiente de aprendizagem saudável e social.

Acreditamos que a sala de aula não é o único ambiente de aprendizagem. A educação global é realizada em 360°, utilizando o espaço físico do Colégio aliado à tecnologia presente em toda a infraestrutura escolar.

Assim, sustentado por bases sólidas de valores e ética, o Colégio RDS Swiss trabalha com a formação integral, entregando à sociedade crianças e jovens capazes de se sentirem pertencentes ao mundo em que vivem e prontos para construir sua autorrealização e um mundo melhor.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.