Dezembro e Janeiro são meses decisivos na vida dos responsáveis pelas crianças em idade escolar. É o momento de definir a unidade de ensino que a criança frequentará no ano seguinte. Esse é um processo importante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula e, por isso, alguns pontos precisam ser observados, para que a criança seja bem acolhida, sinta segurança na instituição e possa desenvolver suas habilidades de maneira natural. Em algumas ocasiões, a mudança de escola é inevitável, no entanto, precisa ser feita de maneira estratégica por parte dos responsáveis, para que não haja traumas nos pequenos.
A busca pela escola ideal pode ser divida em 6 pontos importantes, sendo 3 deles observados diretamente pelos pais e os outros 3 pelos próprios alunos. É natural, por exemplo, que os responsáveis se preocupem com questões como localização, preço e flexibilidade de horário. Por outro lado, as crianças precisam saber quais atividades serão oferecidas, qual o espaço dedicado para elas e quem são os colegas. Ricardo Falco, diretor pedagógico do Colégio RDS Swiss explica que esse é um momento delicado e precisa ser muito bem conduzido pelos responsáveis. “A escola é o ambiente em que as crianças vão passar a maior parte do tempo. Então, depois de escolhida a unidade, os responsáveis precisam apresentar o espaço para os filhos, despertando nas crianças a curiosidade sobre o novo ambiente”, reforça Ricardo.
Conhecer e avaliar a proposta pedagógica oferecida pelo colégio talvez seja um dos pontos mais importantes para os pais, afinal, esse é o momento de conhecer a linha de conduta da instituição, como ela ensina e avalia os alunos e quais os métodos que utiliza. “É importante reforçar que a proposta pedagógica da escola precisa refletir os valores da família”, acrescenta Ricardo, que também destaca a preocupação com a qualificação da equipe. Segundo ele, é preciso conhecer os profissionais que ajudarão a formar o pensar crítico das crianças. “Quanto mais qualificados forem esses profissionais, mais segurança é transmitida aos responsáveis”, reforça o diretor.
Outro ponto importante é a localização. A distância se tornou uma preocupação para os pais e responsáveis, que se dividem entre o trabalho e a atenção às crianças. Quando a escola sai das proximidades da casa da família, ela começa a dificultar a rotina, uma vez que aumenta as despesas com transporte e dificulta a logística de levar e buscar. “Por isso, é fundamental que a escola seja próxima da casa da família. E quando isso acontece, até o rendimento do aluno é diferente”, explica Ricardo.
A localização da escola está totalmente relacionada ao desenvolvimento da chamada comunidade escolar. É como se as crianças do bairro ou da região se reconhecessem num ambiente em comum, a escola, e, a partir dele, criassem um núcleo forte de identificação, cumplicidade e segurança. “Ir e voltar da escola pode ser um momento compartilhado com os amigos que também moram por perto”, reforça Ricardo.
Uma escola com um espaço físico amplo e que ofereça uma boa diversidade de atividades extracurricularesajudam os pais a garantirem um espaço atrativo para os filhos, afinal, espaço e atividade despertam o interesse das crianças, que facilmente se adaptam à realidade escolar.
Por isso, os meses de dezembro e janeiro são tão importantes na definição da escola das crianças. A busca pela instituição de ensino ideal exige tempo e dedicação dos responsáveis e, claro, identificação por parte da criança. Conhecer, avaliar, participar do dia a dia da escola são ações fundamentais para garantir que o seu filho seja bem representado na unidade escolar escolhida.
Sobre o Colégio RDS Swiss:
O Colégio RDS Swiss já nasceu forte. Fundado por uma equipe que há décadas trabalha com educação, o RDS Swiss foi construído para ser uma escola que educa de forma integrada e globalizada, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A ideia de que um indivíduo só é completo se estiver em sintonia fez com que o Colégio adotasse o ensino humanizado, com base na Educação Socioemocional. Parte-se do princípio de que o aluno é protagonista de sua história e o educador é mediador do saber. Assim, é possível constituir um ambiente de aprendizagem saudável e social.
Acreditamos que a sala de aula não é o único ambiente de aprendizagem. A educação global é realizada em 360°, utilizando o espaço físico do Colégio aliado à tecnologia presente em toda a infraestrutura escolar.
Assim, sustentado por bases sólidas de valores e ética, o Colégio RDS Swiss trabalha com a formação integral, entregando à sociedade crianças e jovens capazes de se sentirem pertencentes ao mundo em que vivem e prontos para construir sua autorrealização e um mundo melhor.