O Sucesso consiste em não fazer inimigos

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras.

REGRA número 1: Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance deuma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela, vai diminuindo àtaxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido.

 

Não adiantamais cobrar. Mas, a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantémestável, não importa quanto tempo passe.

 

Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e apessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

 

REGRA número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto aimportância de uma desfeita aumenta.

 

Favor é como um investimento de curtoprazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele serácobrado, e com juros.

 

REGRA número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que,durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhoramigo, mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar como você está e semprereclama porque sumiu. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que vocêliga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não podeatender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez ummilhão de amigos, na verdade colegas e apenas meia dúzia de inimigos.

 

Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A Lei da PerversidadeProfissional diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é possívelque quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos amigos.

 

Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucessoconsiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por umainfeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aquelesque têm boa memória.

 

E segundo ditado popular (bem popular mesmo): “Os amigos vêm e vão, os inimigos se acumulam…””Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino”.

 

(Max Gheringer)

Mensagem Postada 13/3/2011

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.