Como a inveja atua em nossa vidas?

Todos nós já ouvimos falar sobre a “inveja boa”, no entanto, este é um sentimento cheio de rancor e maus desejos.

O que acontece é que, muitas vezes, para diminuir o efeito que a palavra “inveja” tem, costumamos dizer “inveja boa”, com o propósito de que não seja levado como um sentimento negativo a alguém. Mas será que existe mesmo isso de “inveja boa”?

Ou simplesmente trata-se de uma falsidade dita para soar bem na frente dos outros?


Por que a inveja surge:

A inveja pode ter muitas origens, mas quem mais influencia nesse sentimento negativo para com os demais, é a própria pessoa e sua forma de ver a vida. Geralmente, esta emoção surge devido as frustrações pessoais, a baixa autoestima, ou a dificuldade em alcançar objetivos planejados para a vida. Este sentimento aparece quando as pessoas que estão ao nosso redor têm uma condição de vida um pouco melhor, e essa situação não é bem aceita. A insegurança é outro fator que torna possível o aparecimento deste ressentimento.

O desejo de conseguir o que os demais possuem ou de ter uma vida similar a dos demais é uma amostra muito clara de que a pessoa é insegura e egoísta. Geralmente, podemos observar este profundo sentimento negativo em nosso meio familiar, ou entre amigos; convivemos com pessoas que não são capazes de se alegrar com os bons momentos das outras.


inveja-430x244

A inveja pode ser classificada como uma atitude positiva e saudável?

 A inveja é um sentimento negativo, composta por outros estados emocionais como o rancor, avareza ódio, frustração. Ela nunca poderá ser classificada como um sentimento positivo ou saudável. O tão popular termo “inveja boa” não é nada além de uma máscara, que esconde a verdadeira face da inveja.

As pessoas que sentem inveja de forma constante sofrem de uma grande frustração, o que pode levá-las à depressão. A inveja é associada à baixa autoestima, ao medo, à insegurança, assim como a depressão. Então, falar sobre “inveja boa” pode ser considerado, acima de tudo, como uma maneira de atenuar o discurso… ou seja, de esconder os sentimentos negativos que as pessoas têm para com as outras.

_______

Fonte: A Mente é Maravilhosa

 

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.