Quebrando pedras e plantando flores – com Cora Coralina
“Entre pedras cresceu minha poesia.
Minha vida… quebrando pedras e plantando flores.” Cora Coralina
Inspirada em Cora Coralina sigo meu caminho quebrando pedras e plantando flores nesse jardim que é a vida. Cora viveu a dor e a tristeza de uma infância difícil e mesmo aos 76 anos conseguiu fazer da poesia seu maior motivo.
Ao invés de contemplar a dor, a escritora a transformou em experiência vitoriosa. Falou de pedras e de flores, mostrou sua vida sofrida, mas não deixou de buscar no cotidiano da dor algum significado.
CORA CORALINA FEZ DA DOR SUA POESIA
E assim acontece com qualquer um de nós. Não temos vidas perfeitas, ninguém tem. Mas nas entrelinhas do dia-a-dia de cada um existe poesia. Há beleza. Há algo divino. Depende do olhar.
É esse nosso trabalho: aprender a fazer como Cora Coralina que depois de uma vida de sofrimentos enxergou a beleza que existia nas entrelinhas e fez dessa dor sua poesia.
O que entendo por “Quebrando pedras e plantando flores” é que a vida continua mesmo com as dificuldades. Se continuamos enfrentando os desafios da vida e mesmo assim acreditamos que é possível ter dias melhores, estamos no contexto dessa frase. E pessoas felizes fazem isso.
Cora Coralina era feliz, mesmo com um histórico de vida difícil. Porque felicidade não é ser alegre o tempo todo, não ter problemas e só encontrar motivos para sorrir. É principalmente na dificuldade que as pessoas felizes se mostram.
É nesses momentos que elas brilham, porque enquanto os outros se entregam e desesperam, elas se levantam e seguem plantando as flores da Cora.
Por isso ela diz que “entre as pedras cresceu sua poesia”. Não foi entre as flores e sim entre as pedras. Foi no meio da dor e da tristeza que ela viveu, mas foi capaz de fazer brotar a felicidade. É possível para qualquer um de nós fazer isso? Claro.
Cora Coralina hoje é uma escritora reconhecida e admirada, mas enquanto quebrava suas pedras era uma desconhecida. Assim como eu. Assim como você. A todos foi dada a capacidade de plantar flores, mesmo em um caminho cheio de pedras.
Portanto, siga seu caminho e não deixe de colocar nele o que tiver de melhor para oferecer. Não deixe que as pedras o impeçam de seguir em frente.