Quebrando pedras e plantando flores – com Cora Coralina

Entre pedras cresceu minha poesia.

Minha vida… quebrando pedras e plantando flores.” Cora Coralina

Inspirada em Cora Coralina sigo meu caminho quebrando pedras e plantando flores nesse jardim que é a vida. Cora viveu a dor e a tristeza de uma infância difícil e mesmo aos 76 anos conseguiu fazer da poesia seu maior motivo.

Ao invés de contemplar a dor, a escritora a transformou em experiência vitoriosa. Falou de pedras e de flores, mostrou sua vida sofrida, mas não deixou de buscar no cotidiano da dor algum significado.


CORA CORALINA FEZ DA DOR SUA POESIA

E assim acontece com qualquer um de nós. Não temos vidas perfeitas, ninguém tem. Mas nas entrelinhas do dia-a-dia de cada um existe poesia. Há beleza. Há algo divino. Depende do olhar.

É esse nosso trabalho: aprender a fazer como Cora Coralina que depois de uma vida de sofrimentos enxergou a beleza que existia nas entrelinhas e fez dessa dor sua poesia.

O que entendo por “Quebrando pedras e plantando flores” é que a vida continua mesmo com as dificuldades. Se continuamos enfrentando os desafios da vida e mesmo assim acreditamos que é possível ter dias melhores, estamos no contexto dessa frase. E pessoas felizes fazem isso.

Cora Coralina era feliz, mesmo com um histórico de vida difícil. Porque felicidade não é ser alegre o tempo todo, não ter problemas e só encontrar motivos para sorrir. É principalmente na dificuldade que as pessoas felizes se mostram.

É nesses momentos que elas brilham, porque enquanto os outros se entregam e desesperam, elas se levantam e seguem plantando as flores da Cora.

Por isso ela diz que “entre as pedras cresceu sua poesia”. Não foi entre as flores e sim entre as pedras. Foi no meio da dor e da tristeza que ela viveu, mas foi capaz de fazer brotar a felicidade. É possível para qualquer um de nós fazer isso? Claro.

Cora Coralina hoje é uma escritora reconhecida e admirada, mas enquanto quebrava suas pedras era uma desconhecida. Assim como eu. Assim como você. A todos foi dada a capacidade de plantar flores, mesmo em um caminho cheio de pedras.

Portanto, siga seu caminho e não deixe de colocar nele o que tiver de melhor para oferecer. Não deixe que as pedras o impeçam de seguir em frente.

 SOBRE O AUTOR
Lidiane Franqui
Lidiane Franqui – Visite o seu Site
Cearense, mas mineira de coração. Lidiane Franqui é blogueira, poetisa e não consegue conter o impulso da escrita. Além das poesias, seus temas favoritos são o comportamento humano e o desenvolvimento pessoal. – https://www.facebook.com/vocepodeserfeliz1/ https://www.instagram.com/lidifranqui/ https://www.facebook.com/lidianefranqui33
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.