Botox: grande aliado da aparência jovial

Tratamento promete suavizar as indesejadas rugas e linhas de expressão

A busca pela aparência jovem faz com que cada vez mais pessoas recorram ao botox. Tanto mulheres quanto homens estão se submetendo às injeções da toxina botulínica a fim de livrar-se das temidas rugas e marcas de expressão. De acordo com a Dra. Vanessa Penteado, pós-graduada em dermatologia e medicina estética e proprietária da Clínica Pantheon – com unidades em Campinas e em Jaguariúna -, o tratamento traz resultados mais visíveis e rápidos do que os cremes, no entanto, antes da aplicação, é necessária uma avaliação médica.

“A Toxina Botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e é indicada principalmente para tratar rugas de expressão, como as que acontecem na região frontal (testa), na região glabelar (entre as sobrancelhas) e região peri-orbicular (ao redor dos olhos, os famosos “pés-de-galinha)”. Também pode ser usada para diminuir suor em áreas como axilas, mãos e pés (hiperidrose) e para corrigir o sorriso gengival”, explica a especialista.

O botox é ideal para as pessoas que não desejam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos. “A toxina botulínica ajuda a retardar, manter e até mesmo ajuda a reverter os sinais de envelhecimento com muita eficácia”, avalia a médica.

De acordo com Dra. Vanessa, a Toxina é injetada nessas rugas e age como bloqueadora neuromuscular, impedindo parcial ou totalmente a contração do músculo. Para a especialista, para quem quer o efeito permanente e sem intervalos, é indicada a aplicação, aproximadamente, a cada quatro meses.

PERGUNTAS FREQUENTES

Dra. Vanessa Penteado responde algumas das principais dúvidas:

Tem contraindicação?

Ele não pode ser aplicado em gestantes e deve ser evitado no caso de infecções no local a ser tratado.

Quais são os efeitos colaterais?

Não são conhecidas reações alérgicas à toxina botulínica porém, podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça após o procedimento ou a “ptose palpebral” (abaixamento da pálpebra superior). Outro efeito colateral possível é a formação de pequena equimose (mancha roxa) no local das injeções.

A durabilidade dele é menor em uma pessoa que pratica atividade física?

Existem evidências científicas de que a toxina botulínica pode ter a sua duração reduzida em pacientes com atividade física extenuante. Isso ocorre tanto pela hipertrofia muscular facial desses pacientes quanto à contração exercida durante o exercício.

Quando passa o efeito, as rugas aumentam?

Se você interromper as aplicações de botox por um período muito superior a seis meses, sua pele irá voltar ao que era antes de começar a aplicar, muitas vezes até um pouco melhor, mas não ficará pior.

O botox pode paralisar algum músculo da face?

Se for aplicado na quantidade e com a correta precisão anatômica, isto não acontecerá, já que o que se deseja é a contração suave e harmônica dos grupos musculares com alívio da tensão na face. Por isso é fundamental que a aplicação seja feita por um médico especialista.

Serviço
Dra. Vanessa Penteado (CRM 95309)
Pantheon Jaguariúna
Rua Ceará, 39, bairro Dom Bosco
Telefone: (19) 3867-4885
Pantheon Campinas
Endereço: Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 590, bairro Nova Campinas
Telefone: (19) 3203-4885
Informações: http://clinicapantheon.com

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.