Os Perigos a Saúde do Consumo de Refrigerantes e Sucos Açucarados

Com a chegada do bom tempo e das altas temperaturas, o consumo de refrigerantes e sucos açucarados é disparado. No entanto, é muito mais aconselhável substituir estas bebidas por outras muito mais saudáveis, como a água, os sucos de frutas naturais sem aditivos ou as infusões.

Numerosos estudos descobriram que o consumo excessivo e prolongado de bebidas açucaradas têm efeitos muito negativos sobre a saúde. Na verdade, de acordo com pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston (EUA), a ingestão dessas bebidas causa cerca de 180 mil mortes anuais em todo o mundo, das quais 133 mil se devem a diabetes, 44 mil a doenças cardiovasculares e 6 mil ao câncer.

As grandes multinacionais do setor realizam campanhas publicitárias muito atraentes, mas que não informam os cidadãos sobre os riscos para a saúde que têm os refrescos carbonatados e outras bebidas açucaradas. Apenas se concentram em promover o consumo da marca, direcionando suas campanhas especialmente para os mais jovens, que são aqueles que mais consomem estes líquidos. Informar de forma correta os consumidores sobre os produtos é fundamental, daí a necessidade de que os órgãos públicos lancem campanhas que informem os consumidores sobre os perigos do consumo regular dessas bebidas, assim como já acontece com o tabaco. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O rótulo resulta de grande ajuda neste sentido, ao informar sobre as características nutricionais do produto. Muitas empresas já incluem esta rotulagem em suas bebidas, algo que passou a ser obrigatório, pelo menos na Europa, a partir de 2016. Desta forma, será possível evitar numerosos casos de sobrepeso e obesidade infantil, gerados, em parte, pelo alto consumo dessas bebidas.

Leia também: “O Dano Causado por Refrigerantes em Seu Corpo“.

Os refrigerantes e os sucos açucarados têm gerado um vício crescente no açúcar, assim como em outros componentes, como a cafeína em excesso, que no longo prazo envolve numerosos problemas de saúde.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.