Dez Benefícios da Berinjela para a Saúde
Vamos falar, ao longo deste artigo, sobre um dos produtos mais consumidos, uma planta de fruto comestível, como é a berinjela, e dos benefícios que tem para a saúde. Especificamente, falaremos de dez aspectos que beneficiam o funcionamento do nosso organismo.
Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que, a berinjela pertence ao gênero Solanum, dentro das Solanáceas e é muito consumida onde se produz. Prolifera este produto, especialmente em áreas do Mediterrâneo, como Espanha, Itália e Grécia. Embora seja necessário considerar que os principais produtores são China e Índia.
A berinjela foi introduzida na América pelos espanhóis e a primeira documentação que existe a respeito, data do século XV, no livro chamado Cancionero de Baena.
A planta é uma erva anual, às vezes perene, com pelos estrelados e talos eretos, ramificados, espinhosos e de uma altura de 70 – 150 por 30 – 100 milímetros. Seu fruto é uma baga cilíndrica, que tem medidas que oscilam entre 5 e 30 centímetros, de pele lisa, brilhante e de diversas cores, e geralmente alongada. Existem vários tipos de frutos, como é o caso do fruto longo, fruto redondo ou fruto ovoide. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Recomenda-se conservar em um local refrigerado e deve ser consumido o mais rápido possível, em um prazo de dez dias começa a amargar e, portanto, sua qualidade começa a cair. A técnica de decapagem faz com que a sua conservação aumente, inclusive por até um ano.
A berinjela tem numerosos benefícios para a saúde. Vamos falar, a partir de agora, dez deles. Em geral, podemos afirmar que tem bastante quantidade de potássio, assim como magnésio, ferro, cálcio e fósforo, em diferentes quantidades. No entanto, tem poucas vitaminas e carboidratos, e uma grande quantidade de água, que é mais de 90%, da sua composição.
Mas, no plano puramente positivo, é necessário destacar, que ajuda a controlar a pressão arterial de maneira notável, e é um alimento que favorece os processos digestivos, entre outras séries de elementos que melhoram a nossa saúde.
Um dos principais benefícios da berinjela, é que quase não tem calorias e é praticamente livre de gorduras. Isso faz com que seja o seu alimento perfeito, se o que você realmente deseja é perder peso. Uma xícara de berinjelas tem apenas 38 calorias. Na verdade, embora dependa de como e com o que você cozinha pode se tornar uma refeição volumosa, realmente alimenta, te enche, mas não te faz engordar, por isso é possível comer grandes quantidades sem que afete muito o seu metabolismo.(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O fato de que é pobre em calorias faz também com que sejam reduzidas as possibilidades de ter diabetes, ou de desenvolver algum tipo de doença cardíaca. Além disso, acredita-se que isso pode ajudar a prolongar a vida de cada pessoa.
O fato de ser formada por determinadas quantidades de cálcio, ferro e fósforo, faz com que seja altamente recomendada para todas aquelas pessoas que sofrem de anemia. O cálcio também regula a água que entra e sai das nossas células, o fósforo evita que o sangue seja muito ácido ou alcalino, enquanto que o ferro participa na produção de hemoglobina, forma as proteínas musculares e metaboliza certas enzimas.(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Há uma série de benefícios para a saúde dos ossos que provém das berinjelas, que é muito bom para aqueles que estão em alto risco de degradação óssea e osteoporose. Os compostos fenólicos são o que dão as berinjelas e muitas outras frutas sua coloração única. Os compostos fenólicos também foram relacionados com sinais reduzidos de osteoporose, ossos mais fortes e aumento da densidade mineral óssea. As berinjelas também possuem quantidades significativas de ferro e cálcio como mencionamos, que são parte integrante da saúde dos ossos e da força total. Por último, a quantidade de potássio nas berinjelas ajuda na absorção de cálcio, convertendo as berinjelas em um amplificador muito útil para a osteoporose e a saúde óssea.
Leia também: “Como Preparar o Suco de Berinjela?“.
As berinjelas contém os denominados terpenos, que são compostos que ajudam a reduzir consideravelmente o colesterol. Com este composto, presente em outros tipos de plantas e até mesmo na cannabis, de origem natural, melhoramos a nossa qualidade de vida. Por isso, evitamos doenças de caráter cardiovasculares, reduzindo o colesterol, que é uma das grandes dores de cabeça, de muitas pessoas, depois de fazer um exame de sangue.
O fato de que a berinjela é rica em antioxidantes, faz com que seja bastante útil para estimular o sistema imunológico, manter um coração saudável e, acima de tudo, estimular os níveis de energia no organismo. Ou seja, graças à berinjela, prevenimos doenças e nos prevenimos melhor de possíveis infecções, mantemos uma vida ativa e saudável, reduzimos o cansaço e o nosso coração funciona melhor.
A berinjela também é rica em flavonoides, que vem a ser partículas, que favorecem a qualidade dos alimentos e evitam possíveis danos às células, protegendo-as de diferentes doenças. Ou seja, protege o corpo de maneira mais eficaz.
O fato de que a berinjela reduz o nível de glicose no sangue, faz com que seja ideal para os diabéticos, já que não os afeta negativamente, mas também ajuda a melhorar sua qualidade de vida e tratar com mais eficácia a sua doença.
Isso é muito importante, já que pode obter, em médio e longo prazo, efeitos muito benéficos para a saúde, se realmente for eficaz essa contribuição. O fato de que atrasa o aparecimento de células cancerígenas em algumas áreas do corpo, especificamente no estômago, e que as detém faz com que seja muito recomendável o seu consumo.
Seu alto teor de potássio faz com que a berinjela tenha efeitos levemente diuréticos, ou seja, ajuda a reduzir a quantidade de líquido no organismo e ajuda a combater a retenção de líquidos.
O fato de que a berinjela é rica em fibras, causa um efeito de saciedade e faz com que o sistema digestivo funcione corretamente.
Existem algumas maneiras diferentes nas quais as berinjelas beneficiam a saúde do seu coração, incluindo os flavonoides e as fibras, que já mencionamos; mas, além disso, tem sido conhecido que reduzem a presença de colesterol “ruim” no corpo e estimulam a absorção de colesterol “bom”. O equilíbrio de colesterol no corpo está sempre flutuando com base nos alimentos que comemos, mas quanto mais colesterol HDL temos, melhor. A redução do colesterol LDL pode prevenir ataques cardíacos, derrames cerebrais e aterosclerose. Por último, os bioflavonoides nas berinjelas são excelentes para reduzir a pressão arterial, o que reduz a tensão e o estresse no sistema cardiovascular, melhorando m grande medida a saúde e a durabilidade do nosso coração.
Leia também: “Berinjelas a Italiana Light“.
Os folatos são partes essenciais de qualquer dieta, e o ácido fólico é particularmente benéfico para as mulheres grávidas. O ácido fólico protege diretamente os bebês dos defeitos do tubo neural, que podem se manifestar de várias maneiras. Portanto, é sempre recomendável que as mães que esperam um bebê aumentem o seu consumo de ácido fólico para dar conta da sua outra boca dependente dentro. As berinjelas são ricas fontes de ácido fólico, o que faz com que sejam uma opção deliciosa e útil ou adição dietética quando você está grávida.
A nasunina aparece na pele da berinjela, sendo um antioxidante único, que ajuda a retardar o envelhecimento.
Também temos outro tipo de benefício, como o ácido clorogênico, que combate o colesterol ruim, além de erradicar os radicais livres.
As berinjelas são uma fonte maravilhosa de fitonutrientes, que há muito se sabe que são benéficos para a atividade cognitiva e a saúde mental em geral. Não apenas se defendem contra a atividade dos radicais livres e mantêm o nosso corpo e cérebro a salvo de toxinas e doenças, mas também aumentam o fluxo de sangue para o cérebro. Ao fornecer mais sangue rico em oxigênio para o cérebro, estimula as vias neurais para o seu desenvolvimento, aumentando os poderes da memória e do pensamento analítico. O potássio nas berinjelas também atua como vasodilatador e reforço cerebral, geralmente, o vegetal deve ser definitivamente chamado de “alimento do cérebro”.
Junto a tudo que foi explicado e que tem a ver com a ingestão ou consumo das berinjelas, devemos acrescentar que estas também podem ser aproveitadas no que diz respeito às folhas e raízes que podem ser eficazes no tratamento de transtornos da garganta e do estômago, asma, dor de dente, reumatismo e problemas de pele.