Sobrancelhas caídas: conheça as técnicas para levantar o olhar

0
61

Com o envelhecimento, as sobrancelhas tendem a cair, aumentando o excesso de pele nas pálpebras e causando um ar de tristeza e cansaço

Você já deve ter ouvido dizer que as sobrancelhas são a moldura do rosto. Elas valorizam o olhar e destacam os traços de cada um. Quando bem cuidadas, as sobrancelhas fazem toda a diferença no contexto e na harmonia do rosto, principalmente na região da testa.

Mas com o envelhecimento, as sobrancelhas tendem a cair, prejudicando a aparência dos olhos e dando até um ar de tristeza e cansaço. As sobrancelhas caídas podem contribuir com o aumento do excesso de pele nas pálpebras superiores. A genética também é responsável pela queda das sobrancelhas, mas a idade tem um papel fundamental no surgimento deste problema.

O cirurgião plástico Samir Eberlin, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que à medida que envelhecemos a queda das sobrancelhas vai se acentuando em função do enfraquecimento dos músculos que puxam a sobrancelha para cima. E elas caem principalmente na porção lateral do rosto, aumentando assim o excesso de pele nas pálpebras superiores. “As sobrancelhas caídas geram muito desconforto justamente porque criam uma aparência triste e cansada, o que afeta a autoestima”, comenta.

Atualmente, existem várias técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para amenizar este problema. Ao levantar as sobrancelhas, recupera-se aquele ar mais animado, menos pesado e triste.

Eberlin afirma que a aplicação de toxina botulínica (conhecido popularmente como Botox) é a principal opção para quem deseja levantar as sobrancelhas sem recorrer a uma cirurgia plástica. “A toxina botulínica relaxa a musculatura que puxa o supercílio para baixo provocando a suspensão de alguns milímetros na sobrancelha”, explica o cirurgião.  

Para pacientes que possuem os ossos do rosto próximos aos olhos muito “fracos”, causando queda das sobrancelhas, o preenchimento de sobrancelha com ácido hialurônico é uma alternativa porque melhora a melhora a projeção e levanta alguns milímetros a região.

Outro procedimento menos invasivo e eficiente para quem deseja levantar as sobrancelhas é o Silhouette, também conhecido como fios de sustentação. A técnica consiste em passar fios especiais por baixo da pele, em várias direções.  A borda externa da sobrancelha é levantada, abrindo o olhar.

A medicina também oferece várias técnicas de cirurgia plástica para quem deseja levantar a sobrancelha. Lifting temporal, levantamento associado à cirurgia das pálpebras superiores pela mesma incisão, ressecção de pele com corte na sobrancelha e levantamento por vídeo ou endoscópico ou endobrow são algumas das opções cirúrgicas.

Cada procedimento tem suas características e é indicada para situações específicas. Para saber qual o melhor tratamento para você, a orientação é conversar com o seu cirurgião plástico e realizar uma avaliação em consulta. Somente após esta avaliação é possível escolher o melhor procedimento.

Sobre o cirurgião plástico

Samir Eberlin é cirurgião plástico formado pelaFaculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). É membroda Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.