Dramas existenciais

O assunto das imigrações é um dos principais na sociedade contemporânea. Poucos filmes, porém, tratam a questão com o distanciamento e a sobriedade necessárias como “Inspire, Expire”. A produção islandesa mescla dois personagens que aparentemente não têm nada em comum, mas se cruzam em situações banais e tensas.

Isold Uggadottir dirige um filme em que uma trabalhadora islandesa, sem conseguir pagar o aluguel, passa a morar no carro com uma criança. Consegue trabalho temporário como fiscal de imigração e é determinante em barrar a entrada de uma imigrante de Guiné-Bissau.

As duas histórias se separam, com a mulher europeia tentando melhorar de vida, e a africana sendo presa e, depois, passando a morar num albergue. O reencontro se dá quando a segunda ajuda a encontrar o gato do filho da primeira. E os poucos diálogos entre as duas revelam narrativas de dor e preconceito.

A africana, homossexual, foi obrigada a deixar a sua filha para trás no processo frustrado de entrada na Islândia e teve sua companheira morta a pauladas em seu país de origem. A islandesa, também homossexual, vive uma existência sem perspectivas de melhoria para dar uma vida melhor ao filho. A cena final, embora as una enquanto mulheres e seres humanos, as separa fisicamente, talvez para sempre. Um gesto solidário, mas ilegal, pode dar a ambas novos conceitos de vida.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.