Esporte como metáfora da vida

São poucas as oportunidades de ver filmes de Hong Kong e menos ainda as chances de refletir sobre como, numa sociedade individualista, em que existe um discurso de trabalho em equipe, muitas vezes mais na teoria do que na prática, é possível encontrar no esporte uma espécie de oásis de redenção.

‘Weeds on fire’ traz a história real da primeira equipe de baseball de Hong Kong a vencer uma competição no esporte. Trata-se de um grupo de alunos de uma escola de casse social baixa, que habita em conjuntos habitacionais. O severo diretor consegue unir esses jovens de modo que atuem como grupo, não como soma de indivíduos.

O discurso pode não ser original, mas a apresentação conquista pela sinceridade. O diretor Stevefat mostra como o que está fora do campo é levado para dentro, principalmente no nível psicológico. Problemas com os pais, com as primeiras namoradas e a inserção na vida adulta influenciam cada lançamento e rebatida.

O aprendizado com a derrota, o gosto da vitória pessoal mesmo quando se perde e a compreensão de que o sucesso vem de um esforço coletivo são variáveis bem exploradas. A equipe, que até virou nome de ponte na cidade, torna-se um microcosmos para compreender como jogar é uma metáfora do viver.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.