O ícone Elton John

Revisitar Elton John é o grande mérito do filme “Rocketman”, dirigido por Dexter Fletcher. Com o papel da estrela do rock desempenhado com carisma por Taron Egerton, a obra traz questionamentos importantes sobre a arte de modo geral e sobre a personalidade de um dos mais importantes ícones do século passado.

Um dado essencial está na maneira como é retratada a relação de Elton John com a família. Temos um pai que o ignora, uma mãe que não o entende e uma avó que logo percebe o talento do neto como pianista. É claro que é simplificador pensar que o astro se desenvolveu como uma reação a isso tudo, mas é impossível não existir elos entre esse background e a carreira.

Outro ponto está na confusa relação do artista com seus empresários, marcada inicialmente pela desconfiança e pelo paternalismo; e, depois, pela sexualidade, drogas e uma maratona exaustiva de gravações e apresentações. As pressões da fama surgem como insuportáveis e a solidão existencial conduz a todo tipo de excesso, seja de substâncias químicas, de todo tipo de relação sexual sem afeto e de uma superexposição pública.

Como grandes momentos do filme, temos a abertura e a cena em que o artista literalmente flutua e faz o público também levitar, um instante mágico que ficará marcado na memória de quem se aventurar pelos passos e notas de um ícone ainda vivo que marcou toda uma geração e nos assombra até hoje com sua competência e versatilidade.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.