Envelhecer sem dignidade

0
128

Um dos piores males do ser humano é envelhecer sem dignidade. Isso é mostrado com assustadora crueza no filme grego “Suntan”. Dirigido por Argyris Papadimitropoulos, revela como as facetas mais medíocres da alma humana vêm à tona quando não é possível lidar com as próprias frustrações.

Um médico quarentão é designado para atuar como clínico geral numa paradisíaca ilha grega. Ali conhece uma jovem com metade se sua idade que sofreu um pequeno acidente de moto. A sua obsessão por ela o leva a se envolver nas mais variadas situações, sedo a mais melancólica drogá-la na intenção de estuprá-la.

O filme consegue lidar com essa narrativa sem fazer um julgamento sumário. O doutor acumula frustações pessoais e profissionais que o conduzem a um caminho que o tira do eixo da medicina e da dignidade. A sua falta de compreensão do universo mental dos jovens com quem está convivendo acentua inclusive a incapacidade perceptiva dele perante o que ocorre.

O médico não consegue ver o papel ridículo que faz como jovem apaixonado perante o grupo que acompanha a moça e perante a comunidade da qual deveria cuidar. Torna-se assim um trágico personagem, repleto de falhas e desvios em suas ações e pensamentos. A cena final indica um possível, mas não garantido, caminho para a redenção.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.