A diferença entre dizer obrigada e dizer gratidão

0
145

Agradecer, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que…

Agradecer, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que se propaga para o exterior.

Quando paramos para conhecer o verdadeiro significado das palavras Obrigado e Gratidão, nos deparamos com algumas surpresas, ambas parecem palavras de agradecimento, porém com uma sutil variação que faz toda diferença.

Se olharmos no dicionário a palavra obrigado significa: “que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade; agradecido, grato”, quer dizer que você está agradecendo, e ao mesmo tempo, está se sentindo devedor de um favor, mesmo que nunca seja cobrado,  vem o sentimento de que você deve algo, ou de uma obrigação.

Já a palavra gratidão significa: “sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento”, você demonstra sentimento e respeito pelo gesto da pessoa, sem o sentimento de que “deve algo em troca”. Ser grato é um gesto saudável de trazer para a vida mais positividade. Por isso a importância de exercitar a gratidão.

Então lembre-se quando você diz obrigado, é como se você ficasse devendo algo a pessoa ou assumindo uma obrigação, e quando você diz gratidão, você está mostrando o seu sentimento de reconhecimento por ela.

Agora que você entendeu a diferença entre as duas formas de agradecer, qual que você pretende usar?

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.