O princípio do 90×10

O simples princípio do 90/10 que pode mudar a sua vida

O escritor norte-americano Stephen R. Covey afirma que apenas uma pequena parte dos acontecimentos de nossas vidas depende das circunstâncias. Para ele, somos nós que decidimos o que vai acontecer conosco. Ele batizou esta ideia de ‘O princípio do 90/10’. Para explicar, ele usa um exemplo muito simples.

O que é o principio 90×10?

O que acontece é que nunca podemos controlar 10% das coisas que acontecem em nossas vidas. Não podemos evitar que um celular quebre, influenciar o horário do nosso voo, ou controlar o vermelho de um semáforo. Mas podemos controlar a nossa reação a esses eventos.

Os outros 90% são o resultado de nossas reações. O resultado de como nos comportamos em um momento de estresse que não podemos controlar.

Você está tomando café com a sua família. Sua filha sem querer derruba café na sua camisa. Você fica em pé imediatamente e grita com ela, dizendo que ela é uma estabanada. Você fica bravo com a sua esposa porque foi ela que colocou a xícara naquele lugar. Corre para o quarto para mudar de roupa e, ao voltar, vê a sua filha chorando. Ela nem acabou de tomar café e nem preparou a mochila para a escola.

Para completar e como resultado, ela perde a perua escolar. Sua esposa sai correndo para o trabalho e você precisa levar a sua filha no seu carro. Com já está ficando tarde, você começa a correr, infringindo algumas leis de trânsito. Ao chegar ao trabalho atrasado, você percebe que esqueceu alguns documentos importantes em casa. Seu dia começou de maneira horrível e continua igual. Você não vê a hora de que acabe logo. Ao voltar para casa, percebe que a sua esposa e a sua filha estão de mau humor. Existe uma enorme tensão no seu relacionamento.

O simples princípio do 90/10 que pode mudar a sua vida

Por que o seu dia foi rui?

  1. Porque a sua filha derramou o café acidentalemente.
  2. Porque a sua filha perdeu a perua escolar e você teve que levá-la ao colégio.
  3. Porque havia trânsito e você chegou tarde no trabalho.
  4. Porque você reagiu mal à situação.

Obviamente, a resposta correta é a D. Com a sua reação, você perdeu o seu dia e a amizade de sua família. Você não podia fazer nada em relação ao café derramado, mas podia ter controlado a sua reação.

Mas tudo poderia ter sido diferente….

O café caiu na sua camisa. Sua filha estava prestes a chorar, mas você diz: “Calma, filha, não tem problema, só tente ter mais cuidado na próxima vez”. Você vai ao quarto, troca de roupa e pega os documentos do trabalho. Volta para a cozinha e vê a sua filha se despedindo pela janela, já dentro da perua escolar. Após se despedir da sua esposa, você sai de casa e chega no trabalho mais cedo, com muita energia.

Dois roteiros completamente diferentes, mas que começam iguais. Tudo é uma questão de como reagimos em relação aos acontecimentos da vida. Claro que você pode continuar culpando os outros pelas suas desgraças, ou mesmo reclamar de como a vida é injusta. Mas isso te ajuda a viver melhor?

Se alguém te ultrapassar no trânsito, deixe. Você não precisa competir. E daí se você chegar alguns minutos mais tarde ao trabalho? Lembre-se da regra 90/10 e não se preocupe com os pequenos problemas.

O voo atrasou e isso vai mudar completamente a sua programação. Não se desespere com os funcionários do aeroporto, eles não têm culpa. Use este tempo para ler e estudar. Conheça outros passageiros e aprenda alguma coisa por meio da conversa.

Você não vai perder nada ao aplicar o princípio 90/10. Acredite: você vai se surpreender com os resultados.

Fonte The 7 Habits of Highly Effective People

Tradução e adaptação Incrível.club

Ilustradora Natalia Popova exclusivo para Incrível.club

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.