Educação Financeira: Passos importantes para começar a sua!

0
52
financa

Todos nós sabemos que o brasileiro tem certa dificuldade em guardar dinheiro, ou seja, a Educação Financeira é precária. Mas isso vem mudando ao longo dos últimos anos com canais no YouTube que ensinam sobre o tema e alguns cursos online com valores acessíveis.

Nós do Portal Hortolândia iremos sugerir os primeiros para reter quantias importantes para o futuro!

Use números reais!

Para que um orçamento funcione e seja bem-sucedido, ele precisa de números reais, ou seja, não adianta tentar adivinhar os valores que têm gastado. Ter noção deste fluxo mensal (e, às vezes, até quinzenal) é fundamental para criar algo robusto. Se não tem certeza do que sai de sua conta, faça um rastreamento.

Tudo porque, ele dirá a verdade e mostrará onde você pode fazer alterações. As pessoas muitas vezes subestimam as compras de alimentos supérfluos ou ‘saidinhas’ para jantar fora. Compreenda isso e depois revise seus resultados. Em seguida, pergunte a si mesmo: há áreas que eu quero ou preciso fazer mudanças nos meus gastos?

Acompanhe cada real que ganha

Acompanhe cada real que você ganha e dê uma finalidade a ele em seu orçamento. Se suas despesas fixas, pagamentos de dívidas e economias já foram pagas e ainda tem dinheiro sobrando, poderá adicioná-lo a economias como aposentadoria ou fundos de emergência, fazer um pagamento adicional com cartão de crédito ou aumentar investir em Fundos Imobiliários, por exemplo!

O melhor do seu orçamento é que você pode escolher o que fazer com seu dinheiro.

Defina metas para seu dinheiro

Anote suas metas financeiras e revise-as quando houver mudanças em sua situação, como quando sua renda diminui, aumenta ou quando uma dívida é paga. Seja realista com seus objetivos e prazos, pois eles afetarão seu orçamento. Considere todos os aspectos de sua vida ao tomar decisões sobre seus gastos.

Coloque esses pequenos itens ao longo do seu dia a dia e tudo fluirá melhor!

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.