Inflação Vs salário mínimo

0
54
dinheiro

O Brasil voltou ao mapa da fome, com milhões de cidadãos sem ter a possibilidade de comprar um quilo de carne ou qualquer outro alimento que seja. E um dos grandes culpados tem nome e se chama inflação. Neste texto, vamos fazer um panorama geral sobre como uma coisa está diretamente relacionada à outra.

O que é inflação?

A inflação é um aumento dos preços que vem atrelado ao declínio do poder de compra. Isso se reflete no aumento do preço médio de uma cesta básica. E ela pode ser contrastada com a deflação, que ocorre quando os preços caem e o poder de compra aumenta.

Embora seja fácil medir as mudanças de preço de produtos individuais, as necessidades humanas vão além de apenas um ou dois itens. Os indivíduos precisam de um conjunto grande e diversificado, além de uma série de serviços para viver uma vida confortável. Eles incluem grãos, combustível, serviços públicos como eletricidade e transporte e assistência médica, entretenimento, só para citar alguns.

Inflação e salário mínimo

Com um salário mínimo abaixo da inflação, o país se mostra problemático quanto ao tema, nos colocando, novamente, no Mapa da Fome Mundial. Um retrocesso sem igual num governo muito desestabilizado.

E vale lembrar que desde 2019 não há um aumento significativo do salário mínimo. Já a inflação…

Para o próximo ano, há indícios de que o salário mínimo subirá para R$ 1.310,17. Mas, segundo estudos, esse valor deveria ser cinco vezes maior para que a qualidade de vida da população fosse, de fato, melhor.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.