Dia da Saúde Bucal: confira 7 dicas para cuidar bem dos dentes

0
49
dentistas

A saúde bucal pode trazer problemas graves em todo o organismo. Cirurgião-dentista revela como manter uma rotina de cuidados

No dia 25 de outubro celebrou o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância em manter sempre os cuidados com a boca. O cuidado da saúde bucal não garante apenas dentes bonitos mais a prevenção de doenças orais, como a gengivite e a periodontite. Sendo assim, esses hábitos saudáveis contribuem para o bem-estar de todo o organismo. 

Aos dentistas é importante receber os pacientes com um sorriso, ouça ele e procure oferecer a melhor solução. Seja eficiente no atendimento, mas é fundamental não confundir agilidade com pressa: o importante aqui é não desperdiçar o tempo do paciente. São dicas para dentista.

“Gengivas inflamadas e problemas periodontais podem provocar a liberação de mediadores inflamatórios na corrente sanguínea, causando uma série de danos. Eles podem se alojar em lesões pré-existentes nas artérias do corpo e acelerar a formação de placas que colocam em risco a saúde cardiovascular”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy.

Entretanto, a doença gengival tem um impacto negativo sobre o controle da glicemia, o que pode causar diabetes, alerta o especialista. Por isso, a importância de manter a saúde bucal em dia. Para ajudar na rotina de cuidados, Lewgoy separou hábitos indispensáveis. Confira:

1. Faça a escovação de forma correta

É impossível cuidar da saúde oral sem a escovação regular, que deve ser realizada ao menos duas vezes por dia. O especialista explica que é importante usar uma escova ultramacia — opções de cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar retração gengival.

“Além disso, a escova também deve possuir uma grande quantidade de cerdas para aumentar a eficácia da escovação e diminuir o acúmulo de placa bacteriana no dente”, alerta o cirurgião-dentista.

2. Use cremes dentais de baixa abrasividade

Contudo, o creme dental é indispensável para potencializar a escovação. Porém, assim como com as escovas, é preciso se atentar às características dos produtos. Muitos dos cremes dentais têm ação abrasiva, o que, em excesso, também pode contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes e a retração da gengiva, explica o cirurgião-dentista.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.