Sucesso empresarial depende de boa gestão

planejamento

Distribuição de recursos financeiros e humanos com olhar na gestão de crises, afasta erros e decola projetos

Se, de acordo com o Sebrae, 60% das empresas fecham as portas antes do segundo ano de funcionamento, adotar uma gestão responsável pelo planejamento estratégico, com alocação correta de recursos administrativos, é urgente para o sucesso do negócio.

“Ou seja, um bom funcionamento de uma instituição tem a sua base na gestão, pelo correto direcionamento dos recursos financeiros e humanos dentro da organização”, explica o diretor da APS New, Alexandre Pedro Silva.

Outro ponto a destacar na gestão eficaz, que coloca as organizações no oceano azul do mercado, está relacionado à capacidade de posicionamento e liderança em situações de crise. “Instabilidade, ameaças externas, desequilíbrio financeiro, estagnação e problemas de imagem são alguns exemplos de desafios corriqueiros e inevitáveis aos quais administradores devem estar preparados para enfrentar”, comenta Alexandre.

O profissional explica que a gestão de crises em uma empresa acontece a partir de um conjunto de ações tomadas na análise do momento crítico. As ações devem minimizar o impacto negativo e encontrar oportunidades para melhoria da imagem e reputação da empresa ou instituição.

“O triunfo, em todas as situações, está na expertise de encontrar saídas ágeis e com baixo custo à administração”, observa o especialista.

Alexandre sugere um pente fino pontual e periódico nas operações importantes da organização, como estratégias societárias, tributárias, contábeis e de marketing, melhorias de processos, formatação de negócios, análises de precificação, escalonagem de produtos ou serviços e adequações legais. “O objetivo, sempre, é corrigir erros, desenvolver metas e resultados”, diz.

No processo de checagem, é recomendado aos gestores: envolverem equipes; elaborarem um plano de negócio; organizarem as finanças; investirem em inovação; e cumprirem prazos estabelecidos.

Para o sucesso dos trabalhos, caso necessário, é sugerido chamar uma consultoria especializada com metodologia e capacidade para analisar o cenário atual corporativo a fim de traçar as melhorias.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.