Como o financiamento digital de automóveis pode ajudar os pequenos lojistas do setor

ir

Em um país como o Brasil, que conta com milhares de estabelecimentos responsáveis por comercializar carros seminovos e usados, a atenção em otimizar os processos de análise de crédito deve ser prioridade na agenda dos pequenos lojistas que atuam no setor. Segundo informações divulgadas em agosto de 2022 pela Associação das Montadoras de Veículos (Anfavea), a cada 10 pedidos de financiamento de automóvel, uma média de sete costuma ser aprovada. 

Outro desafio observado, é que nos últimos meses, a aprovação caiu para pouco mais da metade devido a preocupação dos bancos com casos de inadimplência, que advém da alta dos juros. Contudo, a análise de crédito é um meio e não um fim para uma concessionária, já que a sua principal atividade é a compra de veículos para a revenda. No entanto, solicitações recusadas podem sim comprometer as vendas no dia a dia. 

Diante desse contexto, surgiram no mercado startups dispostas a diminuir esse risco ao oferecer uma intermediação em todas as etapas do processo, em um formato 100% on-line. O grande diferencial dessa proposta é que os pequenos empreendedores podem ter a vivência de uma experiência multibancos. Em contato com mais de 10 instituições financeiras, as chances de aprovação de um financiamento ampliam em até três vezes, chegando a recuperar cerca de 15% das demandas recusadas no modelo tradicional.

A concessionária precisa apenas fazer o cadastro em uma plataforma digital, informar os dados do cliente e acompanhar o andamento da proposta. Trata-se de uma total desburocratização da parte de documentação e formalização do contrato, fazendo com que o lojista tenha mais tempo livre para focar no gerenciamento da loja e no atendimento de outros clientes. Além disso, tal iniciativa promove a digitalização do segmento sem grandes investimentos por parte desses pequenos lojistas, beneficia o consumidor com mais chances de ter o financiamento aprovado e fomenta a expansão de empresas de tecnologia como as fintechs, isto é, todos ganham com esta inovação

Por Daniel Abbud* 

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.