Saúde mental e cognitiva ganham destaque no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

mente


De 23 a 25 de março, acontece o XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, o CBGG 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior congresso brasileiro sobre saúde da população idosa, o evento terá como entre os seus principais enfoques a saúde mental e cognitiva da pessoa idosa. Com o tema “Dos 5Is aos 5 Ms: da evolução de conceitos à inovação do cuidado”, o CBGG se dedicará de maneira especial a um desses Ms, que é a mente. Ao todo serão 14 mesas que tratarão de temas como demência, depressão, Parkinson, delirium e até espiritualidade e religiosidade.
 

“O CBGG vai se dedicar a avaliar todas essas questões envolvendo a saúde mental e cognitiva das pessoas idosas: falar de demências, inovações no tratamento, medidas que podem ser tomadas ao longo da vida para prevenção do desenvolvimento da demência, o que há de novo na fisiopatologia das demências, entre outros. Além disso, dissecar a relação entre fragilidade e distúrbios do humor; o que há de novo no tratamento dessas condições e como atuar para que a pessoa evolua com a melhora desses quadros, evitando um caminho de envelhecimento frágil”, destaca o Dr. Marco Tulio Cintra, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
 

De acordo com a pesquisa Vigitel de 2021, do Ministério da Saúde, 12,8% dos adultos acima dos 65 anos possuem diagnóstico de depressão. Outras doenças e morbidades comuns nessa faixa etária também podem ser fator de risco, como a dor crônica. “Uma pessoa com doença mental mais séria, uma depressão grave, transtorno afetivo bipolar ou outras doenças, tem o seu padrão de envelhecimento modificado. Ela se torna menos produtiva. Pode evoluir para um padrão frágil, porque essas pessoas passam a ter um estilo de vida com menos atividade física, menos interação social e, por consequência, menos cuidados com a própria saúde”, reforça o Dr. Marco Túlio.
 

O evento, voltado à atualização de profissionais da área, acontece em um momento em que cresce o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil. Em 2021, o país tinha 31,2 milhões de idosos, representando 14,7% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2060, a expectativa é que o número chegue a mais de 58 milhões, total superior a 25% da população brasileira.
 

“Os números mostram que é de extrema necessidade ampliarmos o debate acerca da pessoa idosa. É uma população que está crescendo substancialmente e é completamente heterogênea, não pode ser estigmatizada ou rotulada como uma coisa só. Cada um de nós temos nossas vivências, cultura, religiosidade e tantas outras características que nos tornam únicos. Ao envelhecermos, mantemos essas individualidades intactas e elas devem ser levadas em consideração quando se fala em envelhecimento saudável e em saúde mental e da pessoa idosa”, finaliza o vice-presidente.
 

Temas de destaque

De acordo com a presidente da SBGG, Dra. Ivete Berkenbrock, além dessa abordagem sobre a saúde cognitiva, o Congresso contará com uma programação diversificada em relação a outros temas: “Serão muitas as sessões de educação continuada, incluindo conferências, simpósios, workshops e sessões de trocas com especialistas para difusão de informações sobre questões clínicas emergentes, pesquisas atuais, educação, políticas públicas e cuidados em saúde”.
 

Entre os assuntos de destaque nesta edição estão: síndrome pós-Covid em idosos, imunização, o conceito de “desprescrição” de medicamentos a idosos, o uso medicinal da Cannabis para idosos e até o lançamento da nova edição da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), que é um instrumento que normatiza a forma de avaliar os pacientes geriátricos, incluindo diversos aspectos, como o físico (médico), o mental, o social, o funcional e o ambiental.
 

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.