Pular para o conteúdo

Aumenta o número de empresas abertas no Brasil; confira dicas para abrir o próprio negócio

empreendedora

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros que desejam a independência financeira. No Brasil, foi registrada a abertura de 3.838.063 novas empresas em 2022, aumento de 14,1% em comparação com 2020, segundo os dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Especialistas afirmam que alguns procedimentos são necessários para aumentar as chances de sucesso nos investimentos.

Como explica o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Eduardo Menezes Pedroso, a falta de planejamento é o principal erro dos aspirantes ao empreendedorismo. “Estratégia e estudo são fundamentais para oferecer um produto ou serviço que gera interesse do público”, afirma o acadêmico. “Até mesmo ideias brilhantes precisam de planejamento para boa execução”, completa.

No ano passado, as áreas mais exploradas por pessoas que apostaram em abrir suas próprias empresas foram: lojas do varejo de artigos de vestuários e acessórios; agências de promoção de vendas; estabelecimentos de beleza (cabeleireiros, manicures e pedicures); preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo; e obras de alvenaria.

O professor da Anhanguera aponta quais as principais orientações para empresários de primeira viagem:

Plano de Negócios. “A realização de um bom plano de negócios pode minimizar os riscos de não dar certo”, afirma o docente. “Esse deve ser o primeiro passo para quem pensa em empreendedorismo. Nele serão contempladas as próximas etapas e detalhes que são importantes para prever se a abertura do negócio é viável ou não. Entidades como o SEBRAE fornecem uma assessoria para que esse planejamento possa ser executado”, conclui.

Cálculos iniciais. É preciso colocar na ponta do lápis todos os custos iniciais e capital disponível para o empreendimento para não começar mal. A burocracia faz parte do planejamento estratégico e deve prever gastos na execução de projetos.

Contabilidade. A contratação de um contador irá acelerar fluxos e evitar problemas com a legislação tributária. Centralizar atribuições representa riscos aos rumos dos negócios e uma equipe capacitada irá auxiliar no sucesso administrativo.

Transações e notas. É preciso registrar todos os valores, inclusive os menores, de transação em caixa para emissão de notas ficais. Caso não sejam emitidas corretamente, as multas podem custar de 10% a 100% do valor da nota autuada.

Dinheiro pessoal. Misturar o orçamento empresarial com a renda pessoal do empresário, além de ser um risco para os dois capitais, pode retirar a perspectiva e controle de crescimento. Separar pessoa física de pessoa jurídica é imprescindível.

Concorrência. A análise de mercado é uma etapa importante para a proposta de novas empresas. Ramos consolidados do comércio podem ser mais difíceis para competição em vendas e é necessário oferecer produtos de qualidade e ter perfil autêntico.

Educação. Investir na própria educação por meio de uma graduação em Administração ou áreas correlatas, cursos rápidos de aperfeiçoamento ou cursos técnicos é um caminho para desenvolver o pensamento crítico e sistematizado sobre negócios e fazer networking.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.