Japão tem queda recorde de população em 2022

0
56

Sem babies no Japão. O país, que já é dono de uma das taxas de fecundidade mais baixas do mundo, anunciou que teve uma diminuição populacional recorde em 2022, com 800 mil cidadãos a menos.

Pela primeira vez, todas as 47 províncias japonesas registraram declínio de habitantes, representando a maior queda populacional desde o início da contagem, em 1968.

Vários países desenvolvidos lidam com baixas taxas de natalidade e envelhecimento dos cidadãos, mas a situação é mais tensa no Japão, onde a população está em declínio há 14 anos.

O problema é grave, pois gera a redução da chamada população economicamente ativa, diminuindo a mão de obra disponível pra trabalho e aumentando a quantidade de pessoas que dependem de aposentadoria.

A solução do Japão 

Numa tentativa de conter essa escassez de trabalhadores, o governo japonês passou a flexibilizar as rígidas leis de imigrações locais.

Além disso, no mês passado, o governo japonês anunciou um aporte de US$ 25 bilhões para um programa de ajuda a família com filhos, pensando em “aumentar a renda dos jovens que querem ter bebês”.

Looking Forward: Agora, como essas medidas não foram suficientes, o país anunciou que irá promover reformas no mercado, maximizando o emprego de mulheres e idosos — mas ainda não detalhou como será o plano.

(Imagem: The New York Times | Reprodução)

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.