A diferença entre insistir e persistir

Você sabe qual é a diferença entre insistir e persistir? Quem nunca passou por situações na vida onde se questionou: insisto, persisto ou desisto? E são vários os momentos como este, seja diante de uma decisão a ser tomada, renúncias a serem feitas, caminhos a serem escolhidos.

Há quem insista em relacionamentos tóxicos, há quem insista em portas que parecem que nunca se abrem, há quem persista naquilo que realmente se quer e há quem desista do sonho tão almejado.

É preciso entender a diferença entre insistir e persistir

Existe uma grande diferença entre insistir e persistir. Insistir significa colocar toda sua energia para alcançar um determinado objetivo, porém de maneira sempre igual, sem buscar soluções criativas e sem enxergar novas possibilidades. É como “bater a cabeça” em algo que você percebe que não vai para frente, mas continua fazendo tudo da mesma maneira. Muitas vezes, quando as coisas estão difíceis demais, quando a porta não quer se abrir, é o momento de se pensar: será que isto realmente é para mim? Será que não estou forçando abrir uma porta que não é o meu caminho a seguir? Quando algo está difícil demais, depois de persistir, é claro, talvez seja o momento de descansar e realmente avaliar a situação.

A persistência consiste em buscar soluções inovadoras para alcançar aquilo que ser quer, de forma mais eficaz. É criar estratégias, alternativas criativas e não desistir diante dos obstáculos. Sabe aquele ditado que tudo que vem fácil, vai fácil? É funcional na maioria das vezes. Persistir é ter um ideal em mente mesmo que as coisas estejam difíceis, é continuar lutando de forma criativa e resiliente para tal. Sem a sensação de que se está carregando o mundo nas costas, como muito acontece na insistência. É como desejar chegar ao ponto que ser quer, mesmo que com obstáculos, mas com a sensação de leveza e de estar no caminho certo.

A diferença entre insistir e persistir

Vale a pena fazer esta reflexão, está difícil demais? Já fiz tudo o que pude, já inovei, já lutei e o que desejo não se concretiza? Talvez seja o momento de descansar. De repensar se está persistindo ou insistindo. E reconsiderar que para tudo há um tempo, talvez não seja o momento. Há portas que não são para ser abertas. E há outras saídas que às vezes não são se enxerga diante do beco escuro da vida.

Fonte: A mente é maravilhosa

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.