Uma história muito bonita, com uma moral que o deixará pensando sobre a maneira como você pode enfrentar seus problemas e dar o tão temido primeiro passo, necessário para que possamos seguir em frente.
Certamente você já passou por uma situação onde um problema se transforma no ar que você respira, na comida que come, na roupa que veste… tudo gira em torno desse inconveniente e ele está presente a todo momento, em seus pensamentos e em suas emoções.
Preste atenção à história do leão:
Era uma vez um leão que vivia em um deserto. Lá, o vento soprava muito forte, e por isso a água das lagoas onde todos os animais bebiam nunca ficava parada. As potentes rajadas ondulavam a superfície das lagoas e nada nunca se refletia nelas.
Um dia, o leão entrou no bosque onde costumava caçar e, em seu tempo livre, brincar, até que se sentiu cansado e com dede. Procurando água, chegou a uma lagoa que continha o líquido mais fresco, tentador e suave que nunca ninguém pode imaginar.
O leão se aproximou da lagoa, estendeu o pescoço e tentou beber um bom gole. De repente, viu seu próprio reflexo e se assustou ao pensar que se tratava de outro leão que estava na sua frente.
“Essa água deve pertencer a outro leão, melhor eu sair daqui, com muito cuidado”, pensou o animal. Retrocedeu, mas, então, a sede o fez voltar novamente para a lagoa. Outra vez, viu a cabeça de um temível leão com uma grande juba que devolvia o olhar desde a superfície da água.
O leão dessa história se agachou à espera do momento oportuno para afugentar o “outro leão”. Como estava acostumado a fazer para marcar seu território ou demonstrar que se encontrava em seu lugar, abriu seu enorme maxilar e deu um terrível rugido. Mas, é claro, assim que mostrou seus dentes, a boca do “outro leão” também se abriu; o que pareceu uma terrível e perigosa visão para o nosso leão…
Uma e outra vez o leão se afastava, mas logo tomava coragem para voltar até a lagoa e sempre tinha a mesma experiência. Depois de um longo momento, contudo, estava tão sedento e desesperado que se decidiu: “Com ou sem outro leão, beberei dessa lagoa da mesma forma!” Assim que o leão mergulhou a cabeça na água… o “outro leão” desapareceu!
A angústia, a ansiedade e a depressão não demoram a aparecer quando estamos com problemas. Parece que não há nada que você possa fazer para reverter a situação e encontrar uma solução. Você fica paralisado e não sabe com agir. Sem dúvida, você conhece essa sensação.
É certo que, às vezes, é preciso se afastar um pouco do problema, tomar distância e pedir ajuda, mas também é verdade que é difícil tomar essa decisão.
Uma das chaves para resolver um problema é trabalhar em “dar o primeiro passo”. Logo você decidirá sobre como continuar caminhando. No entanto, se você não der o primeiro passo, nunca chegará no topo da escada. É normal que, quando você enfrenta um projeto e fica muito por fazer, os medos e as inseguranças se multipliquem.
Sendo assim, é necessário criar oportunidades e não esperar que a solução caia do céu. É especialmente importante eliminar todas as travas ou obstáculos psicológicos que não nos permitem avançar.
Pense em quantas vezes o verdadeiro problema é, justamente, não saber como enfrentá-lo. É normal sentir medo, querer evitar a situação, desejar com todo o fervor do mundo que as coisas mudem ou melhorem, etc. Contudo, o medo é uma grande barreira que serve apenas para piorar tudo.
Pode soar muito fácil escrever ou ler sobre o assunto, mas não é tão fácil assim colocá-lo em prática. Talvez seja o momento de se transformar um pouco mais em leão e conhecer a diferença entre tentar e se decidir. Quando você apenas tenta, é mais fácil vacilar; quando duvida, é mais provável falhar. Entretanto, ao fazer algo e ver as mudanças, você se sentirá capaz de seguir em frente e dar um novo passo, ou subir outro degrau.
Você decide que postura tomar. Você está preparado para ser “o rei da floresta”?
_____________
Fonte: A Mente é Maravilhosa