Como faturar 1 milhão de reais vendendo pelo Instagram?

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O Instagram, hoje, é um canal fundamental para o comércio, seja físico ou virtual. Afinal, a popularidade da rede social é terreno fértil para vendas e crescimento de marca no Brasil e no mundo.

Em vista disso, Joy Alano, com 20 anos de experiência no mundo da moda, decidiu estruturar todo o conhecimento adquirido na indústria têxtil, como estilista e representante comercial, e criar cursos para ajudar pequenos e médios empreendedores do ramo de vestuário.

Em seu mais recente curso, o Provador Fashion, a empreendedora faturou mais de R$ 1 milhão em cinco meses. Entenda!

Estratégia inovadora nos Stories aumenta vendas no Instagram

O uso dos stories como “vitrines” virtuais é superficial, segundo Joy Alano. Na visão da estilista, é preciso inovar a estratégia.

Assim, em seu curso, a empreendedora ensina técnicas para transformar o recurso do Instagram em uma espécie de provador digital.

Com essa tática, a estilista relata que os alunos conseguem aumentar, pelo menos, 15% do faturamento de suas empresas.

Como é a estrutura de vendas do Instagram?

Para usar o Instagram Shopping, é preciso ter um perfil comercial vinculado a uma Fan Page e um catálogo de produtos no Facebook ou possuir um e-commerce.

Crie o catálogo no Gerenciador de Negócios do Facebook, para que os usuários consultem seus produtos e façam compras por meio de link, que deverá ser adicionado à plataforma para gerar os pagamentos online. Ative também o recurso “Compras” nas configurações.

Lembre-se também de ficar atento às novas mensagens que possa receber, para não perder nenhum cliente com dúvida ou demanda diferenciada.

Produtos mais vendidos no Instagram

Entrar no mercado oferecendo um produto de alta demanda pode promover bom retorno financeiro com investimento baixo.

Segundo lista feita pela Rock Content, os melhores produtos para se vender no Instagram são:

1. Roupas

O ramo de roupas pode ser muito lucrativo por atrair atenção e possibilitar uma série variada de divulgações que só esse produto pode oferecer.

2.    Joias e bijuterias

Joias e bijuterias se mostram bem rentáveis, pois são produtos belos e elegantes. Brincos de prata, por exemplo, sempre estão na moda em vários estilos diferentes, pois combinam com muitos tipos de roupas e ocasiões.

3.    Doces e salgados

Comida sempre é algo tentador. Ainda mais se o produto é visualmente atrativo, bem registrado e divulgado como experiência diferenciada.

Como funciona o pagamento pelo Instagram?

Você já deve ter percebido que algumas contas comerciais disponibilizam uma “lojinha online” dentro do próprio Instagram. Apesar de bastante conhecido, o formato ainda gera dúvidas para os empreendedores que não sabem como o pagamento funciona na prática.

A plataforma utiliza o Meta Pay, um meio de pagamentos exclusivo da Meta para realizar transações e que pode ser usado pelas plataformas da empresa, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Assim, você vai precisar configurar o Meta Pay no Facebook da sua conta e conectar com as informações do Instagram. Com esse recurso, você poderá gerar links de pagamento para compras no cartão de crédito ou débito.

A relevância comercial do Instagram em estatísticas

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos criada em 2010, que rapidamente se tornou uma das maiores e mais influentes plataformas de mídia do mundo.

A receita do Instagram escalou mais ainda nos últimos dois anos, visto que a pandemia praticamente obrigou a entrada das marcas na plataforma.

  • Segundo levantamento realizado pela própria plataforma, cerca de 70% das empresas estão presentes na rede;
  • O Business of Apps informa que mais de 2 bilhões de pessoas usam o Instagram uma vez por mês, tornando-o o quarto aplicativo social mais popular em todo o mundo;
  • Opinion Box relata que 76% dos usuários usam as redes sociais para pesquisar produtos e 52% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social.

Segundo uma pesquisa no panorama brasileiro, constatou-se ainda que:

  • 84% dos usuários entrevistados entram no Instagram pelo menos uma vez por dia;
  • 82% seguem alguma marca ou empresa por lá;
  • 79% acham que as empresas devem usar as redes sociais para interagir com os consumidores;
  • 52% já compraram algo que descobriram no Instagram;
  • 47% gostam de acompanhar e curtir publicações de marcas.

Atualmente, trata-se de um dos terrenos mais férteis para o e-commerce. Então pode-se dizer que quem não está no Instagram, não existe para o mundo.

5 dicas para faturar mais com os negócios via Instagram

Para poder faturar mais com a sua loja virtual, é preciso conhecer e aproveitar cada um dos recursos do seu perfil comercial, além de conhecer as ferramentas que podem aumentar os seus resultados e trazer ainda mais clientes — e vendas.

Abaixo você vai encontrar 5 dicas para ajudar a sua empresa a vender muito mais!

1. Utilize todos os recursos da rede

Após criar um perfil profissional, você vai poder ter acesso a alguns de recursos extras da rede, como:

  • Ads: para anúncios;
  • Shopping: divulgação de produtos e redirecionamento para lojas digitais;
  • Insights: percepções sobre impressões, alcance e perfil dos seguidores.

Então, aproveite todas as funcionalidades em seu pleno potencial, apresentando um conteúdo de alta qualidade em todos os âmbitos de divulgação em vista do comportamento do seu cliente.

Aqui vai uma dica: quer saber como os seus concorrentes estão trabalhando os anúncios? Pesquise sobre “Biblioteca de Anúncios” e saiba o que as outras empresas estão fazendo para atrair mais clientes.

2. Alimente seu feed com publicações de alto valor

O Instagram é uma rede especialmente visual, e o poder de uma marca fica muito mais evidente nesse ambiente.

Capriche na composição e qualidade da fotografia, tente contextualizar e valorizar imageticamente o produto, com elementos que tenham a ver com o que está vendendo e para quem. Na legenda, sempre adicione hashtags estratégicas.

Quanto mais realidade você traz para a sua conta, melhor! Por isso,

3. Planeje suas ações

Planejamento é a palavra principal para que você possa ganhar mais visibilidade e desenvolva a autoridade do seu perfil. Invista nas estatísticas do seu perfil:

  • Estabeleça a frequência mais adequada possível em relação às suas publicações;
  • Conquiste seguidores do seu público-alvo com o conteúdo que está atraindo-os;
  • Organize seu tempo para priorizar a interação com os seus seguidores e gerar a tão sonhada fidelização

4. Conquiste o cliente a partir dos seus Stories

Por meio dos Stories, você pode publicar fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas e também organizá-los como destaques do perfil – caso deseje que a informação fique disponível por mais tempo ao seu cliente.

Com funcionalidades como filtros e stickers, bate-papo e pergunta, isso fará com que você cative o desejo do seu público-alvo e gere mais conexões.

5. Estimule a divulgação do seu conteúdo

Faça parcerias com influenciadores, invista em sorteios, crie promoções exclusivas de queima de estoque ou em datas comemorativas e cupons de descontos especiais para quem visualizar determinados stories ou posts da sua marca.

Assim como em todos os canais de marketing, quem aparece mais tem maiores chances de vender mais.

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