Como o frio pode ajudar você a emagrecer

0
52

Share this…

Mesmo no frio, não adianta ficar no meio das cobertas. Os exercícios são muito importantes para perder os quilos a mais.

São Paulo – O outono/inverno é a época do ano em que é mais fácil engordar, certo? Errado. Apesar da impressão comum de que, em climas frios, a fome aumenta e o corpo fica mais mole, na realidade, o frio pode ser um aliado noemagrecimento.

Segundo a nutricionista da rede Emagrecentro Vivian Goldberger, a ideia de que temos mais fome nesse período é mais baseada no fator psicológico do que, propriamente, físico. “Quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Por isso, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor”, afirma.

Isso não significa que basta viver no meio do gelo para manter a boa forma. A especialista afirma, que esse resultado só é facilitado se a pessoa tiver umaalimentação saudável, sem abusos. Para usar essa época para beneficiar o organismo– e não se preocupar tanto na volta do verão, há alguns hábitos que podem ser adotados, com você confere a seguir.

0000000 frio

Consumir frutas, legumes e verduras

ingerir alimentos saudáveis é uma regra para o ano inteiro. De acordo com a nutricionista, a base da alimentação saudável e da perda de peso é investir nos ingredientes leves, como frutas, legumes e verduras.

Recorrer a versões quentes de comidas leves

Se não dá para fugir da salada, o melhor é adaptá-la ao clima. No caso das verduras e legumes, a versão cozida aquece mais o corpo, proporcionando praticamente os mesmos benefícios. É possível também preparar sopas, cremes, omeletes e suflês com esses alimentos, sem prejudicar o sabor. Em relação às frutas, como maçã e banana, ela sugere aquecê-las no forno ou no micro-ondas e salpicar canela em pó e, se preciso, adoçante, para dar uma cara de sobremesa ao item saudável.

Ingerir alimentos termogênicos

Usar canela para temperar as frutas mornas não ajuda só a dar um gosto melhor a elas, mas também a acelerar ainda mais o metabolismo. Por ser um ingrediente termogênico, a canela ajuda o corpo a queimar mais calorias, já que acelera o organismo. O mesmo acontece com pimenta, alho e cebola.

Substituir chocolate-quente por chás

Em vez de optar pelo tentador chocolate-quente, os chás de gengibre, chá verde e até mesmo o de canela. Isso porque eles são termogênicos, aceleram o metabolismo e facilitam a queima de calorias e, logo, a perda dos quilos extras.

Controlar as quantidades

Uma alimentação saudável nessa época do ano não implica, necessariamente, na eliminação de itens mais calóricos. De acordo com Vivian, não é preciso evitar a canjica da festa junina, o chocolate-quente ou o fondue. Se não for possível preparar uma receita mais light, o ideal é controlar as quantidades para não exagerar na dose e estragar o progresso.

Não parar os exercícios

O frio desencoraja muita gente na hora de ir para a academia, mas, segundo Vivian, é importante continuar a rotina de atividades físicas para aumentar a queima de calorias. “Não sou especialista nisso, mas a dica que eu dou é realizar uma atividade que aqueça o corpo rápido, para espantar a preguiça”, diz. Ela lembra também que os exercícios devem durar pelo menos 30 minutos seguidos para fazer algum efeito visível e a regularidade de três vezes por semana é suficiente para melhorar o desempenho ou, no mínimo, manter o peso.

 

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/como-o-frio-pode-ajudar-voce-a-emagrecer

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.