Como preencher os campos Objetivo e Experiência Profissional?

Por Alessandra Tomelin

O campo “objetivo profissional” é uma das informações mais importantes de todo o currículo. Isso acontece porque desde o início você deve demonstrar para o mercado de trabalho o que você está buscando, quais são suas expectativas profissionais.

Não é aconselhável a frase “a critério da empresa”, uma vez que você pode transmitir uma imagem de quem não sabe o que quer. Um profissional sem foco. Tente, então, identificar quais áreas de atuação lhe interessam.

Dois exemplos:
1. Um candidato que ache interessante trabalhar com pessoas poderia colocar em seu objetivo Atendimento ao cliente, Recursos Humanos ou Administração.
2. Um candidato com aptidão para trabalhar com números, mas que também considere interessante conseguir uma chance em uma área mais técnica, poderia definir assim o objetivo profissional: Financeiro, Departamento Pessoal ou Informática.

Para as pessoas que já estão trilhando um caminho e têm intenção de vivenciar uma nova experiência, a sugestão é explicitar realmente no objetivo qual seria essa experiência.

Trajetória profissional: incluir apenas o que for relevante ou não?

Toda experiência pode ser interessante dependendo do perfil que está sendo buscado. Mas, em alguns momentos, uma atividade que tenha sido curta e sem tanta importância talvez não precise ser inclusa.

Um exemplo:
O candidato hoje está na área de TI e deseja continuar nesta área, focado em programação. Muitos anos antes fez estágios nas áreas de administração e finanças. Essas vivências podem ser encaradas como diferenciais pelo recrutador, numa vaga de programador de produtos para a área financeira.

Não há uma regra especifica na hora de se incluir uma experiência no currículo. Isso depende de uma análise maior e o bom senso deve ser usado. O mais importante é: nunca inventar informações. Esse é o grande pecado. Sem dúvida, inventar experiências, cursos e atividades não é um caminho válido, pois em algum momento a mentira será descoberta.

– See more at: http://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/como-preencher-o-campo-objetivo-profissional

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.