Contra preconceitos

Unir temas tão contemporâneos como preconceito e imigração traz sempre o risco de não conseguir atingir nenhuma dessas questões. Tratar esses assuntos numa atmosfera de realismo fantástico parece ser ainda mais complexo, mas é justamente isso que ocorre em “Border”, filme sueco conduzido pelo diretor de origem iraniana Ali Abbasi.

A narrativa apresenta, sob pesada maquiagem, que concorreu ao prêmio Oscar da categoria, uma policial alfandegária que, pelo olfato, consegue sentir quem é um criminoso, seja por ser muito jovem para consumir bebida ou por casos de pedofilia. Nessa jornada, encontra um ser muito próximo a ela, tanto na aparência física como em aspectos emocionais.

O fato de eles serem “diferentes” conduz o filme. Há uma grande habilidade em mostrar como ter características distintas traz bônus e ônus, ou seja, no caso da protagonista, por um lado, um reconhecimento no trabalho, para desmontar uma quadrilha de pornografia infantil, e, por outro, um isolamento pela diferença dos padrões de beleza e comportamento consagrados.

O filme é para estômagos fortes com cenas dos personagens comendo vermes e de uma sexualidade que pode parecer animal, quando, de fato, é plenamente integrada com a natureza. Mesmo assim, pode causar mal-estar em muitos. A proposta como um todo merece reflexão atenta por tratar de temas conhecidos de uma maneira diferenciada e inesquecível.  

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.