Copom eleva a taxa Selic para 13,25% ao ano em 2025

dinheiro

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic para 13,25% ao ano na primeira reunião de 2025, realizada nesta quarta-feira (29). A medida reflete o cenário econômico interno e externo, marcado por pressões inflacionárias e incertezas sobre a política monetária nos Estados Unidos.

De acordo com o Copom, os bancos centrais das principais economias seguem atuando para conter a inflação, enquanto os mercados de trabalho apresentam pressão elevada. No Brasil, a inflação continua acima da meta, e as expectativas para 2025 e 2026 subiram para 5,5% e 4,2%, respectivamente, segundo a pesquisa Focus.

O Comitê identificou riscos que podem pressionar ainda mais a inflação, como uma possível desancoragem das expectativas, a resiliência da inflação de serviços e um cenário cambial desfavorável. Por outro lado, uma desaceleração econômica mais intensa poderia aliviar a inflação no médio prazo.

A decisão do Copom de elevar a taxa Selic em 1,00 ponto percentual busca garantir a convergência da inflação para a meta, ao mesmo tempo em que suaviza as flutuações na atividade econômica. O Comitê indicou que, caso o cenário inflacionário se mantenha, um novo aumento de mesma magnitude pode ser adotado na próxima reunião.

Os membros que votaram pela elevação da Selic foram Gabriel Muricca Galípolo (presidente), Ailton de Aquino Santos, Diogo Abry Guillen, Gilneu Francisco Astolfi Vivan, Izabela Moreira Correa, Nilton José Schneider David, Paulo Picchetti, Renato Dias de Brito Gomes e Rodrigo Alves Teixeira.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.