Desapegue-se e seja mais feliz!

Tudo nesta vida é dispensável, e quando há algo ou alguém do qual você não consegue viver sem, isso é apego.
Apego é estar preso. É não conseguir estar livre para ser você mesmo. Apego é o medo de perder: perder o status, perder os bens, perder o amado, perder qualquer coisa. Se você tem medo de perder, você está apegado.
Na vida, precisamos estar sempre preparados para perder, perder o que nunca possuímos, pois tudo o que temos ou desfrutamos é passageiro, é um empréstimo para aquele exato momento, mas não é seu.

Desapegue-e-seja-mais-leve

Seu cônjuge, seu filho, seus pais, sua casa, seu trabalho… nada e ninguém pode lhe tirar a liberdade interior e sua capacidade de escolha. Você é o único responsável pela sua felicidade, assim como você é o único responsável pelas suas ações, e pelos seus apegos. Desapegue-se e não permita que algo ou alguém controle a sua vida.
A busca insaciável pelo prazer e a baixa tolerância as frustrações são características de pessoas emocionalmente imaturas, com pouco autoconhecimento, e também apegadas. São apegadas porque são inseguras. São inseguras e por isso precisam de apegos. Para amadurecer é preciso se conhecer e desapegar de rótulos, crenças e de tudo que julga ser essencial para viver. Pois para viver, basta você!
Desejar algo é saudável, desde que não se torne uma obsessão. O prazer deve ser pontualmente vivido, com consciência de que irá acabar, e acabando, tudo bem, outros prazeres virão e irão, e assim é a vida. O afastamento da fonte de prazer não pode gerar dependência, pois a dependência é o apego, e apego é sofrimento.
Livre-se dos apegos! Estar preso ou dependente de pessoas ou matérias despende energia. Não existe desejo, sonho ou meta imprescindível para a vida de ninguém! Adote um estilo de vida desapegado e você sofrerá bem menos.
Dicas de desapego:

1. Não dependa do reconhecimento ou da visão que outras pessoas tem sobre você.

Você não é o que os outros acham ou pensam sobre você, e nem precisa da aprovação ou concessão de ninguém para poder ser você. Se para viver bem com alguém você sente que precisa agradar, então é melhor fazer o que você tem vontade e agradar a si mesmo. Afinal, ninguém pode ser mais importante que você! Somente suas opiniões e ideias deverão nortear suas condutas. Seja honesto com você e se baste!

2. Viva com o que você tem hoje, ciente de que amanhã poderá não ter mais.

Tudo é transitório e nada é para sempre. Lide com as incertezas e aceite que o pior poderá acontecer. Desfrute o momento presente da melhor forma, e isso deve bastar!

3. Amor não pode ser obsessão.

Quem não te quer, não merece estar contigo, então desencane e deixe a vida rolar! Viva despreocupado com as relações.

4. Administre suas vontades e escolha suas preferências, mas não dependa delas.

Seus desejos não devem manipula-lo ou seduzi-lo. Seja indiferente aos seus desejos e vontades. Você e suas escolhas deverão ser mais fortes que seus impulsos.

5. Resolva seus conflitos pessoais em vez de buscar provas de segurança.

O valor de uma pessoa não se mede pelo que ela possui nem por seus sucessos. Você não é o que possui ou quem tem ao lado, também não pode ser definido pelo seu cargo ou trabalho. Livre-se dos rótulos que possui.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.