Eterno recomeçar

A crise existencial mundial é o eixo do filme grego “Bourek”. A narrativa se passa na ilha de Cronos, que, de acordo com uma seita religiosa, seria o único local a se salvar do final do mundo. Um milionário dos EUA, com o casamento em crise, vai para lá com sua esposa. E encontra pessoas das mais variadas nacionalidades e histórias pessoais.

Temos a dona local de um pequeno hotel e restaurante, a bela e delicada atriz Katerina Misichroni, em torno da qual se reúnem personagens como um cipriota que deseja ir para a Suécia, dois sérvios em busca de sexo e prazer, além de um VJ que perde a memória após ser atingido acidentalmente por uma pedra na cabeça

O que impressiona do filme, dirigido por Vladan Nikolic, é a delicadeza como os temas são tratados. Mesmo a disputa, bem longe da ética, entre a dona do restaurante e seu irmão, em desacordo sobre o que fazer com o estabelecimento comercial, vendendo ou não para um comprador italiano, é tratada com sobriedade.

Os belos cenários da Grécia, uma espécie de paraíso terreno, colaboram para que tudo caminhe para a harmonia, embora inicialmente isso não pareça possível. A comida mediterrânea que intitula o filme é uma forma de união e de recomeço, uma maneira de congraçamento justamente no momento em que tudo parecia perdido.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.