Falta de inteligência emocional

Imagine a primeira cena de um filme que vale por toda uma narrativa. É o que ocorre em ‘Thunder Road’, protagonizado, escrito e estrelado por Jim Cummings, a partir de um curta dele mesmo sobre um policial do Texas que mergulha em uma espiral de desespero existencial que o faz progressivamente perder quase tudo que ama.

A primeira cena se dá no funeral da mãe protagonista. Como é tradição no EUA, ele é convidado a fazer o discurso de despedida na igreja. E, nesse momento, o talento de Cummings impressiona. Ao buscar criar uma analogia entre a ida da mãe e a música ‘Thunder Road’, de Bruce Springsteen, ele se transforma.

Sua dança desesperada, sua luta com a dislexia e a lembrança de como a mãe o ajudou a se diplomar se mesclam e emocionam. A partir daí, o descontrole emocional, pontuado com cenas de violência em ações policias e com colegas de profissão, só aumentam, culminando com o momento em que causa péssima impressão a um juiz e perde a guarda compartilhada da filha de um casamento também estilhaçado.

O ritmo do filme em momento algum é quebrado nesse mergulho em uma pessoa que busca remediar seus destemperos com doses de humor de maneira a desarmar aqueles que são agredidos. Mas a estratégia se esgota pela repetição e pela progressiva falta de controle sobre as próprias ações, numa queda nada serena em que a única redenção está na filha, significativamente chamada de Crystal, brilhante e isolada esperança de um renascer do protagonista ou talvez apenas um efêmero salva-vidas em um naufrágio anunciado.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.