Férias escolares: visita a museus mistura lazer e aprendizado para a criançada

0
65
museu

Mais um ano letivo está chegando ao fim e, logo mais, a criançada entra em férias escolares. Mas, até mesmo nas horas de lazer, é possível continuar aprendendo. Uma forma de conhecer um pouco mais sobre diversos assuntos é visitando exposições e museus, alguns com entrada gratuita e outros com ingressos a preços bem simbólicos.

Na cidade de Itu e região existem boas opções para isso, como o Centro de Estudos do Museu Republicano, o Museu da Música, o Museu da Energia e o Museu FAMA.

“São bons passeios para se fazer em família e as crianças podem ainda adquirir conhecimento a respeito das exposições que estão em cartaz por meio de recursos multissensoriais”, diz a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano de Itu.

No Centro de Estudos do Museu Republicano, que tem entrada gratuita, o público pode conferir duas exposições.

“Itu e a Revolução de 32” traz documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo ligados a esse período histórico. E “Memórias e comemorações da Independência em Itu” mostra como foi a participação de Itu no processo de Independência do Brasil e como a data foi comemorada ao longo dos séculos.

Por fim, a supervisora destaca que as duas exposições oferecem recursos de acessibilidade. “Há materiais em braile, alto relevo e audiodescrição das telas”, conclui. O Centro de Estudos abre ao público todos os dias da semana.

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
 

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.


Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.