Infectologista alerta sobre o aumento no número de casos de dengue
A paralisação da ação contra dengue durante a pandemia e o aumento das chuvas no verão de 2023 são os fatores principais para a crescente da doença
O Brasil encerrou o ano de 2022 com um total de 980 mortes por dengue confirmadas, além de mais de 1,4 milhão de casos registrados. Segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, é o maior número de mortes já registrado nos últimos seis anos. Os altos números são um alerta para uma nova epidemia da doença, que está se espalhando por todas as regiões e deve afetar os primeiros meses de 2023.
“As pessoas precisam se lembrar de que a dengue mata. Principalmente nesse período chuvoso é necessário redobrar os cuidados para evitar o acúmulo de águas paradas, tornando o ambiente perfeito para a proliferação do Aedes Aegypt.” explica o infectologista.
O enfermeiro infectologista, Milton Alves Monteiro Junior, e coordenador do serviço de controle de infecção hospitalar do HSANP está disponível para falar sobre o tema.
Sobre o hospital HSANP
Localizado no bairro de Santana, o HSANP é referência na Zona Norte de São Paulo (SP). Considerado um dos mais completos hospitais da capital paulista, é reconhecido por oferecer um atendimento humanizado e seguro aos mais de 12 mil pacientes que passam pela instituição todos os meses.