Liderança – O que eu ganho com isso?

Se você quiser realmente ter sucesso em motivar, influenciar e entusiasmar as pessoas, precisa descobrir por que elas fazem as coisas e quais são seus motivos e intenções. Sim, porque ninguém fica motivado com as razões e os objetivos dos outros. ” O que eu ganho com isso? “, perguntam-se. Sabendo disso, é sua responsabilidade, líder, adequar as motivações de todos às atividades e aos objetivos da empresa. Só assim conseguirá afetar positivamente a performance de cada um em busca do objetivo.

Como você sabe se seu trabalho está sendo bem-sucedido? Quando os colaboradores começam a perguntar ” O que nós ganhamos com isto? “. Nesse momento, eles passam a perceber que ao se preocuparem com os colegas e com a empresa, eles estão, em última instância, se preocupando com eles mesmos. É claro que isso pode levar algum tempo para acontecer, mas se você persistir, essa percepção crescerá e a espera será recompensada.

Muitos gerentes tentam aumentar a motivação dos profissionais usando tanto as abordagens positivas quanto as negativas. O importante é entender claramente as três técnicas usadas para influenciar positivamente o estado de espírito das pessoas nos dias de hoje e, com isso, avaliar suas vantagens e desvantagens.

Ao estudar essas três técnicas básicas usadas pelos líderes para influenciar sua equipe, você vai ter uma grande oportunidade para liderar o processo e revelar o que verdadeiramente motiva as pessoas a darem o melhor de si mesmas.

Veja o que funciona quando se trata de inspirar positivamente os colaboradores:

Medo e manipulação não apresentam bons resultados:

Quando o que motiva as pessoas é o medo e a manipulação, elas não se mostram tão interessadas em conseguir o que desejam porque estão lutando para não perder seus empregos. Essa abordagem normalmente deixa os colaboradores ressentidos com a chefia, além de prejudicar a comunicação e a cooperação. Usar o medo para melhorar o desempenho no trabalho não dá bons resultados, primeiro porque dura pouco e, segundo, porque o efeito acaba se voltando contra os gerentes e a própria organização.

A técnica do torrão de açúcar raramente funciona:

Mais conhecida como ” motivação por incentivos ” , essa técnica pode eventualmente piorar o desempenho dos colaboradores. A princípio, as pessoas até trabalham mais para receber a recompensa, mas… e depois? Você precisará apresentar sempre novos e melhores prêmios – torrões de açúcar maiores e mais doces, por exemplo – porque os colaboradores exigirão cada vez mais benefícios para manter a excelência em seu trabalho.

Desenvolva uma aboradagem que promova o propósito e o crescimento pessoal:

O que você precisa fazer é ajudar os profissionais a entenderem a importância de sua contribuição para a organização. Quando você enfatiza o crescimento e o desenvolvimento pessoal como forma de motivação, não está apenas ajudando sua equipe a maximizar sua contribuição – está também aumentando a produtividade da empresa. É uma vitória para todos.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.