Nunca Lave o Frango Antes de Cozinhar!

Lavar o frango cru com água da torneira, na pia da cozinha, pode acabar tendo consequências importantes para a saúde.

Você sabe que inclusive uma única gota de água que foi usada para lavar o frango cru contém suficientes bactérias para infectar uma pessoa?]

Lavar o frango cru pode conduzir a uma intoxicação alimentar potencialmente perigosa causada pela bactéria Campylobacter. Ao lavar o frango cru, as bactérias que estão presentes em grande parte das aves serão espalhadas nas mãos, roupas, utensílios de cozinha e nas superfícies de trabalho através das pequenas gotas de água que podem pingar.

A bactéria Campylobacter causa uma doença infecciosa conhecida como campilobacteriose que pode causar diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas e febre. Nas pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, as bactérias podem passar para o sangue e causar uma infecção que pode chegar a ser mortal. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A bactéria Campylobacter também tem sido associada com problemas importantes de saúde, como a síndrome do intestino irritável, a artrite reativa e asíndrome de Guillain-Barré, um transtorno grave do sistema nervoso.

As pessoas podem se infectar não apenas com a lavagem do frango cru, mas também pelo uso de tábuas de cortar ou utensílios não lavados que tenham sido utilizados para cortar a carne crua e que são novamente utilizados para preparar outros alimentos crus ou ligeiramente cozidos.

Para mais informações sobre formas de preparar os alimentos, não deixe de conferir o artigo “Maneiras Mais Saudáveis de Cozinhar os Alimentos“.

Sair da versão mobile