Payface implementa biometria facial para identificação de clientes do Clube D’avó Supermercados

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Payface

Este mês, a Payface em parceria com a rede D’avó Supermercados, dará início à implantação de biometria facial para identificação dos mais de 170 mil clientes ativos atualmente no clube de benefícios da varejista. Inicialmente, a tecnologia estará disponível exclusivamente para a unidade D’avó Oratório, localizada em São Paulo. No entanto, o projeto é expandir a experiência para todas as lojas, no próximo ano. 

A tecnologia da Payface vai permitir uma identificação mais rápida que o processo normal, já que dispensa a apresentação de documentos, como o CPF para realizar a identificação no checkout, o que viabiliza uma experiência mais ágil e prática. 

Para fazer uso da tecnologia de reconhecimento facial, o cliente vai precisar fazer o cadastro no aplicativo da Payface e optar por se identificar apenas com o rosto.

Para Eládio Isoppo, CEO da Payface, a parceria com uma rede do porte do D’avó Supermercados é mais um importante passo para a Payface na penetração da praça de São Paulo, tendo em vista que evidencia a aceitação e desenvolvimento do uso do reconhecimento facial no varejo e em diferentes públicos. 

Nesta primeira fase, a implantação da tecnologia no supermercadista foi adaptada para o modelo de negócio da rede, já que o D’avó possui um fluxo diferente do convencional.

“A operação de checkout é dividida em duas ilhas, sendo uma delas de scan, onde os itens da compra são processados; e uma de pagamento, onde o cliente, de fato, paga as compras. Neste primeiro momento, a Payface será instalada apenas na ilha de scan, onde identificará o consumidor do Clube D’avó no uso do cupom fiscal. Posteriormente, nossa tecnologia será implantada na ilha de pagamentos. Desta forma, a solução atenderá, com perfeição, ambos os fluxos”, explica Isoppo.

Para Márcio Mota de Avó, Diretor de Facilidades da rede D’avó Supermercados, a expectativa é que a tecnologia aperfeiçoe o processo de checkout, agregando valor à experiência do consumidor. “Encontramos na Payface uma oportunidade de aprimorar os cuidados com os nossos clientes, de modo que os mesmos sintam-se valorizados ao vivenciar uma experiência de compra rápida e menos burocrática”, explica.

Sobre a Payface

Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em  Florianópolis-SC. A empresa, que surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferece uma solução mais rápida, customizada e segura de check-out em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas. Atualmente, a empresa conta com mais de 70 colaboradores em todo o Brasil e está presente em grandes redes varejistas, como St. Marche, em São Paulo, e o Zona Sul, no Rio de Janeiro. A startup foi a primeira empresa a lançar uma operação no  âmbito do programa global da Mastercard, intitulado Biometric Checkout Program, cujo objetivo é estabelecer as bases para um protocolo internacional de pagamentos por biometria. Em junho de 2022, a startup concluiu sua rodada série A, liderada pelo  BTG Pactual, com participação do multifamily office Oikos. Com isso, o fundo de investimento gerido pelo BTG Pactual passou a compor o atual conjunto de investidores da fintech, que conta também com nomes como BRQ e Harvard Angels. Em seu conselho, a empresa tem executivos como Conrado Engel (ex Presidente do HSBC e Membro de Conselho do Santander), Roberto Medeiros (ex CEO da Rede e Multiplus), Roberto Nishikawa (ex Presidente da Corretora do Itaú) e Wagner Aguado (ex Presidente da Bradesco Cartões). 

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