Poda das rosas deve ser feita até o fim de agosto

 A mais linda do jardim, a digna dos poemas e do romantismo, a vermelha é a mais procurada. Realmente, as rosas chamam a atenção, mas neste mês de agosto o foco não é a beleza, mas o manejo.

          O agrônomo e paisagista Bob Trapé explica que o momento é ideal para a poda das roseiras. Isso porque o período, que começou em junho e vai até o fim de agosto, tem as melhores condições de preparação da planta para o início da brotação. “Com a chegada da primavera os dias começam a ficar mais longos e a planta passa a fazer mais fotossíntese, isto é, produzir através dos raios solares mais energia, o que estimula o crescimento das folhas e flores neste caso”, ressalta o paisagista.

          À frente da empresa Bob Trapé Paisagismo há 12 anos e acostumado a trabalhar com diversas plantas incluindo as roseiras, o profissional esclarece que, para esta época, o indicado é a chamada poda radical. “É preciso cortar bastante, de forma enviesada os galhos, deixando apenas 1/3 da planta. Devem ser eliminados os galhos mais finos, as folhas secas e deixar apenas a parte onde começa a ramificação dos galhos principais”, explica o paisagista.

          Para ajudar no sucesso da floração, a orientação do paisagista é aplicar calda bordalesa – um líquido à base de cobre que inibe fungos e protege contra doenças que podem aparecer nos locais dos cortes. O produto é facilmente encontrado em floriculturas.

          Com uma poda bem realizada, a estimativa é que os primeiros brotos surjam em 15 dias e, em 60 dias, provavelmente a roseira começará a florir. Vale lembrar que todo o trabalho deve ser feito com luvas, tomando cuidado com os espinhos.

Rosas

É uma das flores mais populares no mundo, cultivada pelo homem desde a antiguidade. No ano passado, o consumo de flores teve crescimento de 15% em algumas regiões do Brasil, entre elas a de São Paulo. Na média nacional, a evolução foi de 8%.

 

Serviço

Bob Trapé Paisagismo

Barão Geraldo, Campinas/SP

Telefone: (19) 3012-8668

Instagram: @bob.trape.paisagista

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.