Qualidade

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.

 

O que é qualidade

Encontramos nas normas ISO série 9000–versão 19941, a seguinte definição para Qualidade:

“Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas.”

É interessante acrescentar algumas das observações listadas no corpo da própria norma:
“-  Numa situação contratual, ou uma área regulamentada, tal como na área de segurança, as necessidades são especificadas, enquanto que em outros áreas, as necessidades implícitas devem ser identificadas e definidas.
– Em muitos casos, as necessidades podem mudar no decorrer do tempo;  o que implica em revisões periódicas dos requisitos para a qualidade.

– As necessidades são traduzidas normalmente em características com critérios especificados. As necessidades podem incluir, por exemplo, aspectos de desempenho, facilidade de uso, dependabilidade (disponibilidade, confiabilidade, mentalidade), segurança, meio ambiente, aspectos econômicos e estéticos.”

Juran(1988)2 define classicamente “Qualidade é adequação ao uso”. Também em seu Handbook, quarta edição, vemos as seguintes colocações: “Qualidade consiste nas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e assim fornecem a satisfação em relação ao produto”, e “Qualidade significa ausência de deficiências”.

A. V. Feigenbaun(1983)3 define “Qualidade significa o melhor para certas condições do cliente. Estas condições são (a) o uso atual e (b) o preço de venda do produto”.    

Encontramos definido por P. Crosby(1984)4 que “Qualidade é conformidade com as especificações”.

Podemos citar ainda alguns outros autores, e suas respectivas definições:

Segundo  Nigel Slack(1993)5 – um especialista da área de manufatura – “qualidade é fazer certo”.

Jean Teboul(1991)6 define como qualidade “a capacidade de satisfazer as necessidades, tanto na hora de compra, quanto durante a utilização, ao melhor custo possível, minimizando as perdas, e melhor do que os nossos concorrentes”.

 

FONTE: http://www.gerenco.com.br/page4.html

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.