Relações entre pais e filhos

0
47

Relações entre pais e filhos são um tem complexo, pois envolvem nuanças muito variadas, que vão desde o carinho ao desapego, envolvendo conflitos de gerações e busca de alternativas para manter a proximidade sem ser invasivo. O filme “Corações batendo alto” (“Heart beats loud”), dirigdo por Brett Haley, trata justamente disso.

No Brooklin, EUA, um pai viúvo, que perdeu a esposa num acidente de bicicleta, mantém uma decadente loja de discos. A filha compartilha com o pai o amor pela música, mas se prepara para fazer faculdade em outra cidade. É nessa profusão e confusão de sentimentos que a narrativa se desenvolve.

Pai e filha, pouco antes de ela partir, compõe e gravam uma música, que, colocada por ele na internet, torna-se um sucesso e o anima a planejar uma carreira para ambos. Mas isso significa que ela não poderia mais estudar em outro local. É nessa ambiguidade que o filme se desenrola, com direito a uma apresentação musical comovente no dia do fechamento da loja.

A homossexualidade da filha e o Alzheimer da mãe dão ao protagonista um universo de possibilidades de reflexão sobre a própria existência. O essencial, porém, está na discussão de até que ponto os laços paternos entre a proteção e a liberdade devem ser atados, rompidos ou preservados e em com qual intensidade. É nesse patamar que o filme funciona e encanta.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.