Saiba como emagrecer no inverno e não cair no efeito sanfona

0
45

Entre sentir mais fome no inverno e usar as baixas temperaturas a seu favor para emagrecer, o que você acha mais provável? Aposto que é a primeira. Essas são algumas ideias que o senso comum compartilha a respeito da perda de peso no inverno. Pois saiba que o que se pensa pode estar entre você e a oportunidade de conquistar sua meta de peso ideal. Veja abaixo as dúvidas mais comuns sobre o emagrecimento nessa época do ano e como combater o efeito sanfona:

1. No inverno sentimos mais fome e, por isso, engordamos.
É verdade que sentimos mais fome nessa época do ano. As baixas temperaturas causam o aumento do metabolismo com o propósito de nos manter aquecidos e para isso é necessário um aumento de ingestão calórica, o que de fato nos faz comer mais. Porém, não necessariamente esse é o motivo para engordarmos. No inverno também é comum evitarmos a prática de atividade física e o tédio de ficar trancado em casa pode causar fome emocional, o que aumenta ainda mais a quantidade de alimentos que ingerimos.

Uma das artimanhas que auxiliam a driblar as tentações nesse período mais frio são as sopas. A temperatura e textura do prato, associados à combinação de alimentos, temperos e ervas naturais podem trazer uma sensação de aconchego. Confira abaixo uma receita de sopa de abóbora:

SOPA DE ABÓBORA | Tempo total: 29 minutos & Rendimento: 8 porções | Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
1 unidade de caldo em cubo zero gordura diluído em 4 xícaras de águas
350g de abóbora crua, descascada e cortada em cubos
½ unidade grande de cebola
½ unidade de maçã sem casca
¼ colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta-do-reino preta moída 
1/8 colher d e chá de noz-moscada em pó

Instruções
Em uma panela grande, coloque o caldo de legumes, a abóbora, a cebola e a maçã. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Retire a tampa, reduza o fogo e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia, aproximadamente 10 minutos.
Com um mixer ou no liquidificador, bata a sopa (tome cuidado para o líquido quente não espirrar). Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Uma porção equivale a ¾ de xícara.
Dica! Procure por abóbora já cortada e descascada no mercado ou feira, para facilitar ainda mais o preparo.


2. O inverno é uma ótima estação para emagrecer.
Correto. Já que para nos mantermos aquecidos precisamos produzir mais calor, o nosso metabolismo acelera e passa a usar os mecanismos naturais de queima de gordura, ajudando a derreter aquela gordurinha que há tanto tempo queremos nos livrar. De acordo com a literatura, somente a diminuição das temperaturas nessa época do ano pode causar o aumento de até 10% da nossa queima calórica. Por isso, quando aproveitamos o empurrão da natureza e controlamos a alimentação – optando por refeições mais leves, saudáveis e com um valor nutricional mais adequado para suprir as necessidades do nosso corpo –, podemos eliminar alguns quilos.

3. Já que nosso metabolismo está acelerado, podemos deixar a atividade física de lado.
Errado. Ao contrário do que se pensa, emagrecer no inverno pode ser mais fácil que nas demais estações, desde que se tenha perseverança e saiba como manter um estilo de vida saudável. O Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, conta que nessa época do ano nossa queima calórica pode aumentar em até 10%, por isso a prática esportiva combinada a uma alimentação equilibrada – longe dos exageros comuns a essa época do ano – podem dar uma vantagem na perda de peso, mantendo o pique para as estações seguintes e inclusive para toda a vida. “Assimilar hábitos saudáveis ao longo da perda de peso faz com que, no futuro, após conquistar sua meta pessoal, o paciente faça escolhas c ada vez mais conscientes, preservando-o do efeito sanfona”, comenta Matheus.

4. Praticar esportes ao ar livre no inverno faz com que fiquemos doentes.
Depende! Esportes como a corrida, normalmente praticados ao ar livre, são uma ótima oportunidade de manter o peso em dia e, inclusive, eliminar alguns quilos durante essa estação. Isso porque além dos benefícios já conhecidos, durante o inverno o clima mais ameno e o sol fraco eliminam fatores como a transpiração excessiva e a exposição aos raios ultravioleta. Por outro lado, as baixas temperaturas, a diminuição de umidade e o vento exigem um cuidado maior com a roupa utilizada e o aumento da hidratação.

O que você acha de produzir um conteúdo para desmistificar a perda de peso, alimentação e prática de atividade física durante o inverno?

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.