Sobre cães e homens

Se você está decepcionado com a raça humana, acreditando que há poucas esperanças de construir uma sociedade mais justa, menos violenta e preconceituosa, talvez deva assistir “A caminho de casa”, filme de Charles Marins Smith, que conta a devoção de uma cadela, Bella, pelo seu dono.

A ação se passa quando ela, criada por um gato, numa área abandonada, após ser adotada por um estudante de Medicina Veterinária, é capturada pelo controle de animais, que não permite pitbulls em Denver. Começa então uma jornada para a casa de amigos no Novo México, de onde ela foge para reencontrar seu dono.

O ponto alto da história está na devoção do animal nessa jornada, assim como no fato de o filme ser narrado pela cadela. Isso dá um inegável charme e cria algumas situações interessantes pela dificuldade canina de entender a lógica, ou falta dela, das relações humanas, que envolvem leis, códigos, vaidades e vinganças.

Bella é obrigada, desde o nascimento, a conviver com diversos e estranhos atributos humanos, muitos deles envolvendo sentimentos pouco nobres. Mas também há os veteranos de diversas guerras, que encontram no contato com os animais uma conexão com o mundo, e um mendigo, vivido lindamente por Edward James Olmos. Enfim, existe esperança, sim, cabe a cada um de nós, humanos, encontrá-la.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.