Sofrer por antecipação…

0
71

Sofrer por antecipação não tira o amanhã de sua tristeza, só tira a sua paz de hoje.

Antecipar o sofrimento significa sofrer mentalmente antes que um determinado fato aconteça. É um mecanismo extremamente comum que gera ansiedade e tira a nossa paz interior. Pode acontecer de diversas formas.

Não temos como saber se algo realmente vai acontecer. São apenas possibilidades. A vida é imprevisível. Precisamos ficar atentos a esses tipos de pensamentos negativos porque eles nos tiram da única coisa que realmente temos: o momento presente. O futuro é só um pensamento. O passado também. Estamos sempre no agora. Mas sua mente pode estar sofrendo com um futuro que você nem tem certeza de como será.

Muitas vezes, o sofrimento antecipado é muito maior do que o sofrimento que é gerado quando a coisa realmente acontece. O ego e a sombra buscam sempre motivos para tirar a nossa paz interior, pois é assim que eles se alimentam. Por isso, é necessário prestar atenção a esses mecanismos geradores de sofrimento, para que nós possamos voltar a nossa mente para o presente.

A preocupação, que é um mecanismo de antecipar o sofrimento, pode surgir de duas formas. A primeira é quando apenas imaginamos algo que não está programado para acontecer, mas que tem a chance de acontecer no futuro. Essas chances podem ser reais ou até bem remotas, quase inexistentes.

A segunda forma de preocupação é quando realmente existe algo programado pra acontecer. Por exemplo, quando está marcada uma reunião no trabalho, ou em algum encontro importante. Nossa mente começa a focar nessas situações e saímos do momento presente.

O ideal seria que apenas tomássemos todas as providências necessárias para que as coisas ocorressem da melhor maneira possível e ficássemos em paz.

Em todos esses casos, o nosso sofrimento antecipado não ajuda a resolver os problemas. Com o aumento do estresse e da ansiedade, a mente terá menos clareza para pensar nas soluções.

É comum que as pessoas se sintam travadas e comecem a perder tempo procrastinando de tão ansiosas que ficam. É importante deixar claro que você pode ser cuidadoso, sem a tensão da preocupação e do medo rodando por trás. – André Lima

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no InvistoEmMim não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.